A baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe fez o governo mineiro prorrogar a campanha até 31 de julho. A campanha nacional contra a Influenza começou com público prioritário e foi ampliada para todas pessoas partir de seis meses de idade.
Em Minas Gerais a cobertura atual dos grupos prioritários atual é de 46,38%. A meta do Ministério da Saúde é de 90%. A vacina é gratuita e está disponível em Unidades Básicas de Saúde e postos de vacinação.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, explica os motivos da ampliação do prazo. “Estamos no período sazonal de doenças respiratórias e é necessário aumentar a proteção da população, mas também porque está sobrando vacinas, porque nosso grupo alvo não atingiu a meta, crianças em especial não ultrapassaram 40%.”
Os grupos prioritários são:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhador da saúde (todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade);
- Gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; e a
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Segundo Baccheretti, a vacina reduz a chance de contrair Influenza e de chegar a quadros graves, como hospitalizações e, principalmente, mortes relacionadas à gripe.
Minas Gerais teve 469 internações por Influenza até março de 2023 e quatro mortes até maio. Em 2022 foram 3.244 internações e 132 decorrentes da doença.
Mais doses
O Ministério da Saúde destinou até maio 7.467.960 doses de vacina contra influenza para Minas Gerais. A Secretaria de Estado da Saúde pediu mais um milhão de novas doses à pasta federal. A previsão é que os imunizantes chegam até esta quinta-feira (1º) e sejam destinadas à cada Superintendência Regional de Saúde.