Gente do Mandu

Primeira autoescola do Sul de Minas completa 50 anos

Autoescola Sapucaí tem sete unidades na região, cerca de 30 veículos e é a única com veículo adaptado para pessoas com deficiência.

Nayara Andery / 30 maio 2023

A primeira auto escola de Pouso Alegre e região completa 50 anos. É a Auto Escola Sapucaí, uma empresa familiar que nasceu do sonho de Luiz Pereira Lopes, conhecido como seu Luiz.

A esposa Maria Rosa Lopes e os filhos administram a instituição que acompanhou mudanças das leis de trânsito e da forma de ensinar nas últimas décadas. São sete unidades com cerca de 30 veículos entre motos, carros, micro-ônibus, carretas e o único carro de autoescola adaptado para pessoas com deficiência em toda a região.

Tudo isso começou quando seu Luiz dava aulas teóricas em um quadro no chão, com carrinhos de brinquedo e aulas práticas em um Fusca. O filho e diretor Alessandro Lopes lembra que antes do pai criar a Sapucaí em 1973, a banca vinha de Belo Horizonte para avaliar candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Meu pai era mecânico, dava aula num Fusca. Ele dava aulas de manhã no sábado e domingo. Durante a semana ele trabalhava como militar na mecânica do Exército, no 14º GAC e à noite ele arrumava os carros. Tudo começou com um Fusca 1968, o primeiro carro que a gente teve na auto escola.”

Tradição e expansão

“Quando o Detran liberou as novas placas para as autoescolas, a Sapucaí foi a primeira a emplacar uma Brasília com o par de placa branca. Foi o primeiro do Sul de Minas”, diz o filho e diretor Luiz Antônio Lopes.

Em cinco décadas a empresa cresceu e criou pólos na região. A matriz é na Rua Bom Jesus, no Centro de Pouso Alegre. A Autoescola Sapucaí tem duas filiais na cidade e unidades em Bueno Brandão, Monte Sião, Ouro Fino e a mais nova em Jacutinga, com 26 anos.

Empresa familiar com valores sólidos

Seu Luiz faleceu em fevereiro de 2020. Ele dava aulas na autoescola e por décadas, foi o contato entre os alunos e o Detran no processo da CNH. Tudo acompanhado pela viúva Maria Rosa, professora da rede estadual e responsável pela empresa.

A família comemorou os 50 anos da Sapucaí com carreata, lançamento de um selo da autoescola emitido pela Casa da Moeda do Brasil. Uma missa em homenagem ao fundador teve a presença de amigos, familiares e colaboradores.

Maria Rosa entrou com a logo da autoescola, ao lado do filho Luiz. Os outros filhos, Aliciane e Alessandro entraram com a foto do pai, como significado da importância que ele teve para a região.

”É muita emoção, o coração bate mais forte nessa comemoração. A família é importante em todos setores da nossa vida e principalmente com um empreendimento nesse nível. A família é sempre estímulo e motivação para que a gente lute a cada dia”, fala Maria Rosa.

Alessandro destaca que “essa história começou lá atrás com meu pai. Para nós é uma alegria a empresa permanecer por 50 anos. Tivemos várias crises no país mas, com dedicação, profissionalismo e dedicação de nossos instrutores chegamos a essa data.”

Time de peso

A confiança na Autoescola Sapucaí parte do público que busca aprender com ela tudo sobre o trânsito e de colaboradores que estão a até mais de uma ou duas décadas na Sapucaí. Entre eles está o instrutor Marco Aurélio, com 27 anos de empresa. “A Sapucaí é parte da minha vida. Tenho muita honra, orgulho e é grande a gratidão”

A mulher com mais tempo de trabalho na Sapucaí é Edivirges de Jesus, com 27 anos de ‘casa’. Era uma época em que o grande desafio era o preconceito com as mulheres no trânsito. “Com certeza e até hoje isso existe. Mas, o sentimento de gratidão e carinho pela autoescola são muito grande. Não podemos esquecer do seu Luiz, que nos ensinou muito.”

Gerações de condutores são formadas por instrutores da Sapucaí. Luciana de Araújo trabalha há 16 anos na filial do bairro Foch. “Sou feliz. Já atendi pais e agora os filhos.” Valdir ensinou alunos que trouxeram filhos e netos ao longo dos últimos 15 anos. “É maravilhoso isso. É gratificante uma empresa chegar a 50 anos, não é fácil.”

Quando o aluno entra na Sapucaí ele entrega a confiança no processo da CNH, destaca Alessandro. “A dedicação, o interesse, a superação das dificuldades que ele apresenta ao longo do processo eu acho que esse é o nosso diferencial. A atenção e o carinho com nossos alunos.”

Luiz acrescenta que ao longo das décadas a Sapucaí aprimora metodologia e evoluções da sociedade. “Para preparar o condutor para um trânsito mais moderno, eficaz, com carros mais potentes e tecnológicos.”

Para Rosana de Souza, da filial de Jacutinga, “é um orgulho construir a cada dia um cidadão novo no trânsito.” A autoescola vai além da formação de condutores, conta Valvi Leonardo. “Levamos para a vida as amizades com a equipe e os alunos que passam por lá e distribuímos a liberdade para o pessoal que forma com a gente.”

Luzia entrou na Sapucaí como aluna e há 12 anos trabalha em filiais e se surpreende ao reencontrar os alunos da região. ”É gratificante encontrar as pessoas nas ruas e elas falam tirei a habilitação onde você trabalhou.”

E o que todas essas histórias e as de milhares de pessoas que tiraram a CNH da região de Pouso Alegre têm em comum? A determinação e garra de seu Luiz, que há 50 anos decidiu ensinar pessoas a dirigirem com responsabilidade, conhecimento e encontrarem na direção de um veículo a liberdade para a vida.

Maria Rosa se emociona ao dizer que “Luiz é o grande líder que vai ser lembrado para sempre. É todo trabalho dele, criatividade, empenho, firmeza de caráter, valores que pautaram a Auto Escola Sapucaí para sempre.”

Com esses valores e a tradição aliada à constante evolução que a família quer continuar a trilhar as próximas décadas, formando condutores no Sul de Minas.



Mais Lidas