Moradores de Estiva, no Sul de Minas, estão reclamando da situação de algumas estradas rurais que interligam o município. O Terra do Mandu recebeu duas reclamações nesta sexta-feira (26/05).
A primeira foi da falta de manutenção, há mais de um ano, de uma estrada rural do bairro Olaria. Valdirene Lisboa contou que os buracos na estrada atrapalham desde a entrada e saída de quem mora no local até o escoamento da produção de morango.
“Essa estrada passa perto do sítio Carapuça. Uma vizinha idosa que precisa de visitas frequentes ao médico “está sem condições de transitar nessa estrada. A prefeitura faz muito tempo que não passa máquina aqui. Nós já reclamamos e o prefeito chegou a dizer para o meu pai que se quiser entre na justiça”, afirmou.
Ela acrescentou que uma manutenção foi feita em outro bairro, mas não chegou até a região onde ela mora e já foi concluída.
A segunda reclamação foi realizada por um casal: Jair Simões, de 36 anos, que é lavrador, e a mulher dele, Pâmela de Fátima Pereira, de 29 anos, dona do lar e produtora rural.
Ambos trabalham com a venda de verduras e morangos e também citam problemas e prejuízos com a estrada da Ponte Funda, que fica no bairro Pântano dos Rosa.
“Já aconteceu do meu marido sair de casa para levar verdura e cair na valeta com a moto. Qualquer pessoa que passar por essa estrada fica chocado com a situação que ela se encontra”, disse Pâmela.
Segundo Pâmela, todos os dias cerca de 10 crianças utilizam a estrada rural para poder ir à escola e os pais precisam levá-las de carro ou moto, pois são 2 km de estrada rural até a unidade de ensino. Por isso ela pede melhorias na estrada.
“Várias pessoas já foram na prefeitura, mas não foram atendidos; disseram que tem que marcar hora. Meu marido, inclusive está com prejuízo ainda, não conseguiu arrumar uma peça que fica na roda do carro e que estragou na estrada. A sobrinha também teve prejuízo”, conta ela.
Prefeitura e Câmara não atendem
O Terra do Mandu tentou entrar em contato com a Prefeitura de Estiva, mas nenhuma ligação foi atendida nos números disponíveis no site e no facebook da prefeitura.
Também ligamos para a Câmara Municipal, para questionar se há algum projeto ou discussão sobre a situação das estradas rurais, mas às 15h não havia nenhum vereador no local para nos atender.
O Assessor Jurídico também não estava e a atendente informou que só na segunda-feira próxima conseguiríamos contato com eles.