Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Audiência pública em SRS vai discutir praça de pedágio na BR-459

Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

A Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí anunciou a realização de uma audiência pública no mês de junho para discutir sobre a instalação da praça de pedágio entre a cidade e Pouso Alegre, na BR-459.

A terraplanagem para construção da base operacional e praça de pedágio no km113 da BR-459 já está em andamento. No momento, equipes da empresa fazem a drenagem e limpeza das áreas laterais à rodovia.

A audiência foi proposta pelos vereadores Marcos Azevedo Moreira (Marquinho Tatinha – PDT) e Eduardo Henrique Capistrano Cunha Júnior (Duzinho – PDT) e vai acontecer no dia 16 de junho, na Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí.

A audiência terá a participação da população, que poderá apresentar reclamações e questionamentos, além de vereadores, prefeitos e deputados da região.

Os vereadores afirmaram que estão preocupados com os custos que a população, que trabalha ou estuda entre os dois municípios, terá a partir da cobrança da tarifa.

Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

Lembrando que o valor será de R$ 8,32, segundo a Concessionária EPR, a ser cobrado a partir do segundo semestre deste ano. Entretanto, para que a cobrança comece, as obras de recuperação devem ser encerradas antes.

Os vereadores citaram ainda alguns pontos que necessitam de um olhar mais abrangente da concessionária: o trevo de entrada do bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre, o trevo de entrada para a cidade de Cachoeira de Minas, conhecido como o trevo da morte, e uma área empresarial de Santa Rita do Sapucaí.

Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

Visita em Pouso Alegre

No último dia 19 de maio, os dois vereadores de SRS visitaram o presidente da Câmara de Pouso Alegre, vereador Leandro Morais (PSDB) e conversaram sobre a audiência e a concessão da BR-459.

Segundo o vereador Leandro Morais, “esse pedágio que vai ficar entre os municípios, tende a trazer um aumento no custo na viagem dessas pessoas. Então, consequentemente, nós precisamos debater de forma mais profunda esse tema, pra gente poder entregar e dar um suporte aos moradores, no sentido deles saberem de fato como vai funcionar, as regras, toda essa temática que envolve essa proposta que está sendo implantada aqui na nossa região”, disse.

Foto: Câmara de PA

Valor mais barato

Há possibilidade do valor ser reduzido gradualmente para quem passa com frequência por uma mesma praça de pedágio. E isso pode ajudar moradores de Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre, assim como acontece em outros locais da região.

A informação foi confirmada pela Concessionária EPR, em nota enviada no começo de maio ao Terra do Mandu. No comunicado, a empresa informou que os usuários poderão usufruir do desconto de usuário frequente – DUF.

O DUF é uma metodologia que possibilita redução progressiva na tarifa de pedágio conforme a regularidade das viagens feitas pelo usuário. Ou seja, o desconto é aplicado progressivamente, conforme a frequência mensal em que o mesmo veículo passa pela praça de pedágio, na mesma direção”, explicou.

Ainda na nota a concessionária informou que o desconto estará disponível aos usuários de veículos de passeio ou leves que utilizarem o sistema de pagamento automático (TAG).

Sul de Minas terá oito novos pedágios

A obra na BR-459 é parte do projeto de instalação de oito praças de pedágio da Concessionária na região. As outras praças estarão na CMG-146, MG-173, MG-290 e MG-459.

A empresa informou que no momento não há data exata do término das obras na base operacional e do início da cobrança de pedágio. Mas, a previsão é que o valor comece e ser cobrado no segundo semestre deste ano.

Trecho da BR-459 é preparado para obras de pedágio. Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu.

Veja abaixo os locais de implantação: