Congelante! Uma estação meteorológica registrou -9,1ºC no início da manhã deste sábado, 20 de maio, no Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira. A geada intensa foi registrada em imagens que impressionam. O registro foi feito às 5h32 (horário de Brasília).
Segundo o geógrafo William Siqueira, a estação fica próximo da nascente do rio campo belo, no ponto mais frio do Parque Nacional do Itatiaia, no local chamado Vale do Rio Campo Belo, há 2.350 metros de altitude.
Este local fica bem no limite entre os municípios de Itamonte, no Sul de Minas Gerais, e Resende, no estado do Rio de Janeiro. Por isso, o geógrafo explica que o registro de -9,°C na estação vale para as duas localidades, por serem lado a lado.
Ele citou ainda que esta é a menor temperatura registrada no país em 2023. Uma outra estação que fica na entrada do parque, na parte mais baixa, marcou -3,8°C, sendo a sexta localidade mais fria do país; veja a imagem abaixo, retirada do site WSCLIMA:
“Lá em cima passa a linha da divisa dos estados, entre Minas e Rio, então o parque tem terras dos dois lados, de um lado Itamonte e do outro Resende. Quando a gente divulga as temperaturas, as duas cidades usam a temperatura para poder divulgar, porque o parque está dentro das duas cidades. Então a prefeitura de Itamonte (Sul de Minas) usa os dados da estação meteorológica, que fica no limite dos municípios”, explicou William Siqueira ao Terra do Mandu.
“Lá é considerado hoje o ponto mais frio do Brasil, monitorado”, citou William. O geógrafo enviou ainda imagens, registradas por ele recentemente, que mostra o local exato da estação meteorológica; veja:
Saiba mais sobre o Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local.
Ele fica na Serra da Mantiqueira – entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).
Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5 m – o quinto maior do país.
A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes.
Em 2017, pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj. Veja mais detalhes no site, clicando aqui!
Delfim Moreira é segunda mais fria do Sul de MG
Depois de Itamonte, Delfim Moreira foi a segunda localidade mais fria de Minas Gerais neste sábado, registrando -7,3°C, segundo dados do site WSCLIMA. Na cidade também houve registro de geadas; inclusive, o orvalho chegou a congelar nas folhas e flores do bairro do Charco. Veja imagens:
Assim como em Monte Verde, distrito de Camanducaia, onde a mínima também ficou negativa, com -1.4°C. Deu até para fazer boneco de neve e ver os cristais de gelo também aparecendo nas rosas (imagens também na publicação acima).
Se geou na cidade cidade, no Sul de Minas, envie para a gente através do Manduzap (35) 3025-0138.