Pouso Alegre

Passeata no centro de Pouso Alegre tem gritos de ‘manicômio nunca mais’

Dia da Luta Antimanicomial, neste 18 de maio, foi marcado por atividades na área central; abraços foram distribuídos durante a caminhada

Iago Almeida / 18 maio 2023

Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

Quem passou pelo centro de Pouso Alegre na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, pôde acompanhar uma passeata que estava sendo realizada para marcar o Dia da Luta Antimanicomial. O evento teve início às 8h30.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da caminhada foi chamar atenção da população, gerar reflexões e sensibilizar sobre a valorização e cuidado com a saúde mental.

A concentração aconteceu próximo à Casa de Cultura e a passeada seguiu pela Avenida Doutor Lisboa, sentido a Praça Senador José Bento, onde mais atividades foram promovidas. Alunos de psicologia realizaram atendimento gratuito e abraços foram distribuídos durante o caminho.

“É muito importante que as pessoas tenham consciência da importância do cuidado com a saúde mental e entender que ela é composta por várias ações que vão desde a prevenção até as formas de tratamentos, que vão além das internações”, destaca a Secretária de Saúde, Sílvia Regina.

Atendimento Psicossocial em Pouso Alegre

Atualmente a Prefeitura de Pouso Alegre oferece diversos serviços gratuitos voltados aos atendimentos de pessoas de todas as idades com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

“O Brasil avançou muito com a reforma psiquiátrica, assim como Pouso Alegre que há muitos anos também tinha um sanatório no Bairro São João, local em que a Prefeitura está com processo em andamento para construir uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial)”, destacou o Prefeito Cel Dimas.

Os que necessitam de atendimento podem entrar em contato com nos telefones CAPS AD (Álcool e outras drogas): (35) 3423-8525 e CAPS Aldeia (35) 3449-4061/(35) 99235- 095. Os locais e horários estão disponíveis no site.

Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu

Foto: Iago Almeida / Terra do Mandu  


Mais Lidas