Notícia

Senac abre 48 cursos gratuitos para empresas capacitarem funcionários

Projeto Senac + oferece 20 mil vagas em cursos gratuitos para funcionários ou candidatos direcionados por empresas de MG

Nayara Andery / 15 maio 2023

Um projeto inédito do Senac oferece 20 mil vagas em cursos de capacitação gratuita, em Minas Gerais. É o Senac + que tem inscrições para 48 cursos nas áreas de saúde, moda, tecnologia, beleza, gastronomia e gestão. Em Pouso Alegre são 755 vagas.

A iniciativa surgiu após Pesquisa de Estudos Econômicos, contratada pela Fecomércio-MG, Sesc e Senac, detectar carência de mão de obra qualificada para uma série de funções no estado. Isso prejudica a operação das empresas, a empregabilidade dos profissionais e a economia, cita o Senac.

Em Pouso Alegre os cursos ofertados são Finanças pessoais, Introdução ao visual merchandising no comércio, Qualidade no atendimento ao cliente, Rotinas contábeis para não contadores, Técnicas básicas de vitrine, Informações turísticas locais e curso Básico de fotografia digital.

Tem duas formações para Farmácias e drogarias, a de Gestão de estoque e a de Marketing, atendimento e vendas de cosméticos e outros produtos relacionados.

Como funciona

Cada empresa de comércio de bens, serviços e turismo; sindicatos empresariais e associações de inclusão social que atendem grupos vulneráveis deve se credenciar no programa. O regulamento e informações estão disponíveis no Edital de Credenciamento, pelo site.

Ao ser aprovado o pedido, os alunos podem se matricular presencialmente em uma das unidades do Senac que oferecem o programa. Os alunos podem escolher entre turmas da manhã, tarde ou noite.

São cursos rápidos oferecem qualificação unida à prática, de acordo com a necessidade do mercado de trabalho do município participante. As aulas começam entre julho e outubro, a depender da formação escolhida.

Cristiane Serpa, diretora regional interina do Senac em Minas, explica que a iniciativa “vai beneficiar, a um só tempo, as empresas contribuintes, os profissionais treinados e a sociedade”.


Mais Lidas