Universitários oferecem produtos e serviços com Movimento Empresa Júnior

MEJ reúne mais de 1.100 empresários juniores no Sul de Minas. Saiba como funciona o projeto.

Nayara Andery / 05 maio 2023

Acadêmicos de 11 municípios sul mineiros oferecem produtos e serviços por meio do MEJ. Foto Núcleo Sul.

Estudantes de 30 cursos de ensino superior de 11 municípios sul mineiros fazem parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ). O projeto nacional incentiva o empreendedorismo pela criação de Empresas Juniores (EJ’s) e prepara alunos para o mercado de trabalho.

“A gente traz os cursos que vemos na graduação para dentro do mercado. Executamos projetos para clientes reais e aplica o que estamos vendo na faculdade”, conta Isabelle Gajo, aluna de Engenharia Química na Universidade Federal de Lavras.

O gestor do projeto na região é o Núcleo Sul, com mais de 1.100 empresários de EJ’s. Segundo Bárbara Alves, aluna de Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e assessora do núcleo, o MEJ “forma lideranças na vivência empresarial para tornar o Brasil um país mais empreendedor, com o trabalho exercido pelas EJ’s no país.”

A Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais aponta que desde 2010 o MEJ impactou mais de R$ 70 milhões na economia brasileira. O faturamento é revertido para projetos de educação empreendedora, pois as EJ’s não têm fins lucrativos.

Em Minas Gerais o MEJ são 250 empresas e 600 empresários de 60 instituições de ensino superior. Os estudantes formam EJ’s e oferecem produtos, serviços e consultorias para empresas de pequeno a grande porte. “Tenho conexões com todos do movimento no Brasil”, conta Ana Maísa Santos. O que ela aprende no curso de Ciência da Computação, na Unifei é praticado em uma EJ de Tecnologia da Informação.

Evento reúne 320 universitários do MEJ

Santa Rita do Sapucaí sedia a 9ª Reunião Regional do MEJ que reúne 320 universitários do MEJ, nesta sexta-feira (5) e sábado (6). Segundo Isabelle, “aprendemos novas habilidades para aplicar na vida pessoal e trabalhista. O tema é Era uma Vez, contando as histórias dentro do MEJ, do Núcleo Sul e as que construíram quem somos hoje e as empresas que nós estamos”.

Como ser ou contratar um EJ

Ela explica como os estudantes podem participar do MEJ. “Inicie uma empresa e chame o núcleo. Damos suporte e desenvolvimento a cada uma, trabalhamos para desenvolver e evoluir nossos empresários juniores para se inserirem da melhor forma no mercado.”

O contato é o Instagram @nucleo.sul e o telefone (35) 99851-1799. Esses canais também são ofertados para empresas que querem contratar profissionais do EJ.

Mais Lidas