Está se aproximando o procedimento que o pouso-alegrense Miguel Amorim Fernandes, de 4 anos, terá que fazer. Ele nasceu prematuro e tem paralisia cerebral, por isso precisa passar pela cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva.
Os pais e Miguel Amorim Fernandes, de 4 anos, viajaram de Pouso Alegre, no Sul de Minas, para o Estado do Piauí no último dia 26 de abril. Segundo a mãe de Miguel, Janaína Ribeiro Amorim, a cirurgia do filho acontece nesta quarta-feira, 3 de maio.
A mãe conta ainda que o procedimento é essencial para a qualidade de vida da criança. Desde dezembro a família fazia uma campanha para bancar os custos dessa viagem; era preciso R$ 120 mil e a família conseguiu atingir o valor com vakinha e bingos.
“Eu quero agradecer a vocês por toda ajuda que foi feita até o momento, nós todos juntos pelo Miguel, para estar realizando essa cirurgia que ele tanto precisa fazer”, disse a mãe.
Além de pagar a cirurgia, os pais de Miguel alugaram um apartamento onde a mãe ficará hospedada. A família precisava também do dinheiro para bancar os custos da estadia durante o período em que o menino ficará internado.
“Essa cirurgia só pode ser feita lá (no Piauí), por que o cirurgião neurofuncional só atende lá. É o único médico que tem para estar realizando essa cirurgia e ela tem um custo muito alto. O grau da paralisia é mais elevado, ele é cadeirante também. A cirurgia vai melhorar a qualidade de vida dele, ele não vai sentir dores no corpinho, vai evitar encurtamento de membros, deslocamento de quadril, o intestino dele vai melhorar bastante porque ele tem o intestino preso por conta disso, vai ficar mais fácil da fisioterapeuta trabalhar, porque ele não vai ficar com os membros rígidos, então eu agradeço muito”, explicou ela.
Por fim, a mãe contou que a expectativa do médico responsável pela cirurgia é que Miguel seja liberado no dia 14 de junho, quando poderá retornar para Pouso Alegre.
Neurocirurgião pediátrico
Dr. Francisco Alencar é que vai realizar a cirurgia em Miguel. Ele é neurocirurgião pediátrico especialista em espasticidade. Mestre renomado em Rizotomia Dorsal Seletiva Cervical, tendo realizado mais de 140 cirurgias de rizotomia dorsal seletiva.
Instrutor de médicos para injeção de medicamentos injetáveis no músculo (TBA) em renomadas instituições, além de Superintendente Executivo do Centro Integrado de Reabilitação – CEIR há mais de 12 anos, coordenador do serviço de neurocirugia pediátrica do Hospital Infantil Lucídio Portela há 20 anos. Referência no meio médico. Saiba mais sobre o médico, clicando aqui.