Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Empreendedorismo gera resultados em salas de aula do Sul de Minas

Alunos aprendem empreendedorismo. Foto Sebrae.

Alunos do Sul de Minas mostram que aprender empreendedorismo na escola pode mudar a realidade da sociedade. No Dia da Educação, comemorado nesta sexta-feira (28), projetos mostram que alunos devem ter oportunidade que ultrapassam o ensino regular.

É o que acontece em Delfim Moreira, município que participa do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) em parceria com o Sebrae. Para Márcia Ferreira, diretora da Escola Municipal Filomena Peixoto Faria, “os resultados são melhoria das notas e novas oportunidades. Muitos dos nossos alunos são multiplicadores das ideias empreendedoras com as famílias e a sociedade”.

O Sebrae destaca que em 2022 o PNEE atingiu 170 mil estudantes e 30 mil professores de Minas Gerais. Em Delfim Moreira são cinco escolas municipais oferecem curso de Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). São aproximadamente 60 professores capacitados desde 2019. Eles multiplicaram esse conhecimento para 800 estudantes por meio de cursos e oficinas.

Na escola dirigida por Márcia, alunos trabalharam o empreendedorismo com sustentabilidade. O projeto se inspirou na fonte de emprego e renda no município com turismo voltado para cachoeiras, matas de araucárias, clima gelado e temperaturas negativas no inverno.

A sociedade confere os resultados na ‘Feira de Empreendedorismo’, onde os alunos expõem e vendem seus produtos. O grupo de Levi Carvalho, de 12 anos recuperou lâmpadas de led, com apoio do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Estudantes recuperam lâmpadas de LED. Foto Escola Municipal Filomena Peixoto

O grupo arrecadou lâmpadas estragadas e recuperou 30 delas. Eles venderam na feira, com menor custo. Segundo Levi, “ajudamos a diminuir a poluição da cidade, porque o plástico e a lâmpada demoram muito tempo para se decompor.”

Para a analisa do Sebrae Minas Andresa Silva, o PNEE é um poderoso fator de desenvolvimento econômico local. Isso é confirmado por Davi, “aprendi que o lixo de uma pessoa pode se tornar o luxo para outra. Para mim, tudo isso que fizemos é empreendedorismo”.