Santa Rita do Sapucaí vai receber, no dia 12 de maio, o “Summit Empreendedoras do Café 2023”, que visa impulsionar a inovação e a transformação no setor cafeeiro. A expectativa é que mais de 800 pessoas ligadas a cadeia do café no Brasil estejam presentes.
O evento é promovido pela Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí (MG), região da Mantiqueira de Minas, e será realizado no teatro do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).
Nomes expressivos do mercado, palestras, espaços para networking e exposições culturais, históricas e de produtos farão parte da programação do evento. O objetivo é de impactar, impulsionar e desenvolver tanto homens quanto mulheres ligados ao café.
O destaque dos assuntos a serem abordados será a importância do café especial e da cafeicultura no território brasileiro, um produto de alta qualidade, que apresenta características únicas de aroma, sabor e corpo, resultado de uma produção cuidadosa e sustentável.
O Brasil é um dos principais produtores do fruto no mundo, com destaque para as regiões produtoras, como a Sul-mineira, onde se fortalece pela atuação das mulheres empreendedoras do setor.
“O evento é uma oportunidade única para os interessados e produtores café aprenderem sobre inovação e tecnologia, fazerem conexões e se inspirarem com as visões de negócios apresentadas”, ressaltou a cafeicultora e Presidente da Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí, Daniele Alckmin Carvalho Mohallem,
Uma das novidades do Summit será a presença do Museu do Café de Santos (SP), que trará para o evento uma exposição itinerante sobre os Imigrantes do Café e Cafezalzinho para o público infantil, uma área exclusiva para os pequenos, com o intuito de proporcionar experiências lúdicas e educativas às crianças e familiares.
Inscrições
Para participar, basta se inscrever no site www.empreendedorasdocafesrs.com.br ou pelo link https://acesse.one/O1V5S. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.
A organização solicita apenas a doação de um produto de limpeza, para que sejam encaminhados à instituições de caridade de Santa Rita do Sapucaí. Veja a programação completa no site ou nas redes sociais do grupo.
Programação das palestras
- EMPREENDEDORISMO: REALIZAR PARA PROTAGONIZAR
ANGELITA MARISA CADONÁ (PRESIDENTE SICREDI – CONEXÃO) - ENTREVISTA EXCLUSIVA DIRETO DE LONDRES COM A BRASILEIRA DIRETORA-EXECUTIVA DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO CAFÉ (OIC)
VANUSIA NOGUEIRA (OIC) – ENTREVISTADORA: LUISA NOGUEIRA (PLAY NO AGRO) - ESG e CRÉDITO DE CARBONO NA PRÁTICA – COMO GERAR VALOR AO SEU NEGÓCIO
CLAUDIA LEITE (HILO CONSULTORIA) E O PRODUTOR EDUARDO FERREIRA DE SOUSA (FAZENDA PEDRA PRETA) - SUCESSÃO: PLANEJAMENTO PATRIMONIAL, TRIBUTÁRIO E FAMILIAR. APRENDA COM ESPECIALISTAS
FERNANDO CASTELLANI (CCHDC) E MATHEUS TROLESI (IPECONT) - COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉS: CONHEÇA NOVAS REALIDADES E OPORTUNIDADES
ISABELA PASCOAL (DATERRA)
EDGARD BRESSANI (LATITUDE COFFEE)
MARCELO PEDROSA (VOLCAFÉ) - PRODUÇÃO DE CAFÉ: REDUÇÃO DE CUSTOS, GESTÃO, PRODUTIVIDADE E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CAMPO
GUSTAVO RENNÓ ( ENGENHEIRO AGRÔNOMO E APRESENTADOR DO PROGRAMA – NO PÉ DO CAFÉ) - AGRO É PERTENCER, É REALIZAR, É EVOLUIR. RODUÇÃO DE CAFÉ:
CAMILA TELLES – PRODUTORA RURAL, COMUNICADORA E ESPECIALISTA EM MARKETING
Associação Mulheres Empreendedoras do Café
A Associação Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí (MG) é uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino na cadeia do café, promovendo a capacitação e fortalecimento do setor.
O grupo formado por 125 mulheres, líderes em diversas frentes de trabalho em Santa Rita do Sapucaí, foi criado em 2018, quando quatro mulheres produtoras de café especial decidiram se unir para falar sobre cafeicultura e ganhar mais representatividade. Nesses cindo anos de atuação o grupo tem se destacado no mercado com a produção de cafés especiais, fortalecido relações e atraído novas participantes.
Além disso, a Associação Mulheres Empreendedoras do Café promove eventos e cursos de capacitação para as associadas, com o objetivo de aprimorar as habilidades e competências das empreendedoras.
As atividades incluem palestras, workshops, rodas de conversa e visitas técnicas, participações em feiras nacionais e internacionais de café, sempre voltadas para o desenvolvimento do setor cafeeiro e para o fortalecimento econômico de todos que fazem parte da rede.
A instituição também promove atividades voltadas para educação nas escolas sobre o protagonismo e o desenvolvimento do café entre as gerações.