Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Maritaca presa em linha de pipa precisou ser resgatada em Pouso Alegre

Foto: cedida por Portal da Cidade 

O Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre resgatou uma maritaca que ficou presa em uma linha de pipa no bairro São Geraldo. O caso aconteceu na noite desta terça-feira (25/04), no CIEM do bairro.

Os Bombeiros informaram que após a captura do animal, ele não estava conseguindo voar, mas estava sem ferimentos aparentes. A maritaca foi encaminhada para a universidade UNA, que integra o Ecossistema Ânima.

A ave é da família Psittacidae, espécie Psittacara leucophthalmus (maritaca); ela foi acolhida no Centro Médico Veterinário da Una e, de acordo com professora da instituição, a médica veterinária Bianca Mota Penteado, a ave passou por exames físicos e radiográficos que não apresentaram nenhuma fratura.

A ave passou por exames e não foi constatado nenhuma lesão ou fratura em tecido ósseo. Ela estava com uma linha enroscada nas duas patinhas, mas as asas estão batendo normalmente, ela está medicada e em observação para acompanharmos se ela volta a se alimentar e continua evoluindo de maneira favorável para uma possível soltura do animal”, revela.

A Una informou que segue em contato com os órgãos ambientais do município e região, além de ter convênios com os órgãos competentes, para que o animal seja solto após sua recuperação.

Por isso, todos os animais que dão entrada no Centro Médico Veterinário da Una Pouso Alegre são automaticamente informados para as autoridades ambientais, assim como o desdobramento dos atendimentos, como a recuperação e soltura do animal”, afirma.