Uma capivara que vive no Parque Municipal Francisco de Assis Vilela, ao lado do fórum, em Pouso Alegre, está com vários machucados. Por ver a situação do animal, a educadora física Zu Tenório fez um vídeo pedindo ajuda para que o animal seja tratado.
A capivara fica no lago do parque e, segundo a educadora física, tem feridas abertas e algumas inflamadas e infeccionadas. Ainda de acordo com a mulher, o animal é dócil e manso.
“Já tem um bom tempo que a gente está observando que ela está toda machucada. Nós já tentamos órgãos, tudo que a gente podia para poder vir, dar uma olhada, uma limpada no machucado, cuidar dela. Então é uma judiação, porque ela fica aqui na dela, não atrapalha ninguém”, disse Zu Tenório no vídeo.
Em nota, a prefeitura de Pouso Alegre esclareceu que o resgate e cuidados de animais silvestres compete ao Estado por meio da Polícia Militar de Meio Ambiente.
“O município já entrou em contato com as autoridades competentes e está buscando soluções para que o animal seja devidamente resgatado, cuidado e devolvido ao habitat natural”, informou a PMPA.
Vale destacar que a expectativa de vida de uma capivara é de quinze anos. Ela usa margens de rios e lagos, áreas alagáveis e próximo à represas para viver, porque a água serve como esconderijo e proteção contra os predadores naturais, além de ser utilizada para a reprodução.