A Prefeitura de Ouro Fino anunciou a instalação de mais de 130 câmeras de monitoramento em vários pontos da cidade. O anúncio foi feito pelas redes sociais nesta terça-feira (25/04).
De acordo com a prefeitura, a ação foi tomada após uma série de incidentes de violência que aconteceram na cidade e em municípios vizinhos, como Pouso Alegre, que vem registrando uma onda de furtos, roubos e assassinatos neste ano de 2023.
Ainda segundo a administração, as câmeras de segurança são de alta qualidade, com identificação facial e reconhecimento de placas de veículos que chegam e circulam na cidade; serão nove monitores, computadores e com três funcionários para garantir a segurança em tempo real.
Primeiramente, o funcionamento da central de monitoramento será de 18 horas por dia. Entretanto, de acordo com a prefeitura, o horário pode ser estendido para 24 horas, dependendo da necessidade identificada.
Já as câmeras serão instaladas na região central, pontos de entrada da cidade, escolas, repartições públicas, bairros e os distritos de Crisólia, São José do Mato Dentro e Cervinho.
Na tarde desta segunda-feira (24/04), o prefeito Henrique Rossi Wolf e o chefe de Governo, Bruno Zucareli, visitaram as futuras instalações da “Central de Monitoramento”, que está em fase final e será inaugurada em breve pelo município.
O Tenente Elcio da Polícia Militar de Minas Gerais explicou aos representantes do município como a central irá funcionar e como as câmeras terão um papel fundamental em inibir e persuadir infratores e suspeitos.
“A implementação da Central de Monitoramento é uma ação importante da Prefeitura Municipal de Ouro Fino para combater a violência e garantir a tranquilidade da população. Com esse importante investimento em tecnologia e segurança pública, Ouro Fino torna-se uma das cidades mais segura para seus moradores e visitantes. A cidade se destaca mais uma vez no cenário mineiro como uma referência em segurança pública, sendo um exemplo a ser seguido por outras cidades da região”, escreveu a prefeitura.