Centro de saúde do Fátima I é reinaugurado e recebe nome do fundador da Cimed
João de Castro Marques faleceu em 2022, aos 74 anos, e chegou a morar em frente à unidade de saúde; veja onde fica e o que foi melhorado
Iago Almeida / 10 abril 2023João de Castro Marques faleceu em 2022, aos 74 anos, e chegou a morar em frente à unidade de saúde; veja onde fica e o que foi melhorado
Iago Almeida / 10 abril 2023A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fátima I, em Pouso Alegre, foi reinaugurada na manhã desta segunda-feira (10/04). O local recebeu diversas melhorias e agora também tem um novo nome, em homenagem ao fundador da empresa Cimed, João de Castro Marques.
De acordo com a prefeitura, foram reformados os consultórios, salas e banheiros, paredes foram quebradas e a logística alterada, além da troca de telhado, segurança, pintura e calçada. A unidade de saúde está localizada na Rua Alvarim Vieira Rios, nº 15.
“Quando realizamos uma obra, significa que passamos por diversas etapas, mas ainda temos muitas. Por isso, chegar ao momento de reinauguração é tão significante. Além disso, a unidade leva o nome de quem marcou história deixando um legado de imenso respeito”, citou a secretária de Saúde, Sílvia Regina.
A reinauguração contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Cel Dimas; Deputado Federal, Rafael Simões; Deputado Estadual, Dr. Paulo, vereadores, secretários e superintendentes municipais e representantes de instituições de saúde.
“É um momento de grande alegria reinaugurar uma UBS totalmente reformada e com o nome de uma pessoa que acreditou na nossa cidade e trouxe pra cá uma das mais importantes indústrias farmacêuticas do Brasil, a CIMED. Agradeço a família Castro Marques por emprestar o nome do senhor João Marques para marcar este local tão importante para o povo de Pouso Alegre”, disse o prefeito Cel. Dimas.
A família Castro Marques foi representada pelo João Adibe, Karla Marques, Cleita Marques e Neiva Marques. O Presidente e CEO do Grupo Cimed, João Adibe, falou em nome da família e destacou que não esperava esta homenagem.
“Meu pai morou por muitos anos em frente ao posto e era comum escutarmos as crianças na escola e descobri que ele também adorava mandar bolos para quem trabalhava no posto de saúde. É uma grata surpresa e uma das homenagens mais bonitas”, disse.
“Estamos com a CIMED há mais de 25 anos e empregamos mais de 4 mil pessoas na cidade e 12% de todas as caixas de medicamentos do Brasil são produzidas na nossa fábrica aqui em Pouso Alegre. Tenho um enorme orgulho e todo medicamento da farmácia popular que serão usados nesta unidade serão fornecidos pela CIMED, assim como todas as escolas públicas da cidade vão receber a doação de vitaminas para os alunos. Educação e saúde são pautas importantes para nós”, completou.
Além disso, a população pode participar da solenidade e também das ações de saúde promovidas gratuitamente em frente à unidade. Isso porque foi realizado o projeto “Ação em Saúde”, com atividades como: aferição de pressão, teste de glicemia, papanicolau (preventivo), orientações de saúde bucal, pula pula para as crianças e outros.
O Centro de Saúde recebeu o nome de João de Castro Marques. O Projeto de Lei que denominou o prédio público foi aprovado na Câmara em 13 de março. Nascido em Belo Horizonte no dia 27 de maio de 1948, João Marques começou sua carreira trabalhando como propagandista farmacêutico, e tomou gosto pelo ramo.
Na década de 1960, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde conheceu sua esposa Cláudia, com quem teve três filhos: Karla, Mariana e João Adibe. Após administrar alguns negócios, em 1977 João fundou a CIMED em São Paulo.
Com o crescimento da indústria, em 1999 inaugurou sua primeira unidade fabril em Pouso Alegre, a planta se tornou um grande complexo da indústria farmacêutica.
Sempre dedicado a manter a família unida e cuidar das pessoas, tinha muito orgulho de seus filhos terem assimilado os seus valores e terem dado continuidade ao seu legado.
Hoje, seus filhos João Adibe e Karla continuam à frente dos negócios, administrando a empresa com a mesma dedicação que o pai.
Em 2021, com o crescimento da indústria, os filhos investiram na ampliação da produção da CIMED, construindo uma nova planta industrial na rodovia Fernão Dias em Pouso Alegre, dobrando sua capacidade de produção, chegando à marca de mais de 5.000 colaboradores espalhados por todo o Brasil.
João de Castro Marques faleceu no dia 29 de outubro de 2022 aos 74 anos. “Ele deixou um grande legado na área da saúde e bem estar do Brasil, sendo desta forma homenageado emprestando seu nome a Unidade Básica de Saúde do Bairro Fátima em nossa cidade”, escreveu a Câmara, em nota.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu