Pessoas de todas as idades podem aproveitar ações gratuitas do ‘+ Saúde’, na Praça da Catedral em Pouso Alegre. O evento acontece até às 12h desta quarta-feira (05/04) e leva atividades físicas e de saúde preventiva para a população.
O objetivo é celebrar o Dia Mundial da Atividade Física (06/04) e o Dia Mundial da Saúde (07/04) além de promover qualidade de vida e prevenção de doenças. O evente tem oficinas com terapia por meio da arte, atividades físicas, plantas medicinais, óleos essenciais, sessões de auriculoterapia e saúde preventiva.
Eunice Ferreira tem 82 anos e pratica exercícios desde os 72 anos. “É muito bom! Enquanto estiver viva estou firme com os exercícios. Nunca é tarde para começar. Toda quinta-feira me reúno com as amigas, tomamos um lanche e fazemos exercícios na Unimed. E hoje achei ótimo essa aula na praça. ”
Para a enfermeira Referência da Promoção Saúde, Renata Santos, a atividade física proporciona bem estar físico, mental e emocional. “São inúmeros os benefícios para qualquer idade, como a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes, obesidade, a melhora do sono, da disposição.”
Eunice conta que gosta de atividades físicas para cuidar da saúde e fazer amizades. “Enquanto estiver viva vou continuar a praticar.” Esse também é o desejo da dona de casa Adezilda Faria. “Eu fazia academia, mas tive Covid e parei nessa época e quando minha filha ganhou bebê. Voltei e não vou parar. É ótimo para a saúde, tenho problema nos braços e está resolvendo. É uma terapia, a minha saúde melhorou 100%.”
A aferição de pressão arterial ajuda a detectar e acompanhar a pressão alta. O evento tem esse serviço e a medição de glicemia, relacionada à diabetes. “Aproveitei para ver como está a diabetes e pressão e está tudo certo. Achei muito bom esse evento e tem que fazer sempre”, diz o aposentado Gilberto de Souza .
O evento tem sessões de auriculoterapia, em que grãos de mostarda são aplicados em pontos da orelha que correspondem a órgãos do corpo. “Adorei. Expliquei ao profissional que tenho dor na coluna. Ele me deu uma aula e falou que eu adotando isso para a minha vida vai me aliviar bastante. E vou adotar. Ele já estimulou os pontos e eu senti na minha coluna”, conta a nutricionista Sara Bicalho.