Felipe Viana mora em Pouso Alegre e se assustou ao receber uma carta que dizia ser uma conta de energia elétrica da Cemig. O papel tinha código de barras, logomarca da concessionária e até um aviso de corte de energia elétrica se o valor não fosse pago.
Ele, que é analista jurídico, logo percebeu que era um golpe. A carta apesar de parecer com um comunicado da Cemig, era diferente das tradicionais contas de energia. O valor cobrado era de R$ 417,05, mas Felipe costuma pagar em média R$ 120,00. Por meio de um vídeo ele tentou alertar outros usuários de energia.
“A gente tem que se atentar bem aos detalhes. Ela veio sem o nome do titular da fatura, com o layout desconfigurado e fora dos padrões que a Cemig envia. A minha veio até com endereço errado”, conta Felipe.
No campo para pagamento tem um QR Code em que “na hora de pagar aparece um CNPJ e um nome diferente que não é da Cemig”. Quem receber a fatura deve ficar atento e não realizar o pagamento, para não cair no golpe.
Orientação da Cemig
A Cemig afirma que consumidores entraram em contato com a concessionária para relatar a tentativa de golpe. Segundo o analista da Cemig, Daniel Silva, “as fraudes mais comuns são os boletos falsos, ligações de falsos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e QR Code falsos”.
Clientes pode entrar em contato com a Cemig se tiverem dúvidas sobre mensagens e cobranças. Silva recomenda que é possível “verificar a conta devida usando o WhatsApp da Cemig (31) 3506-1160, o site atende.cemig.com.br e o telefone 116”.
Antes de pagar ou transferir é recomendado checar a identidade de quem pede o pagamento, como conferir o nome e CNPJ da empresa ao informar o PIX ou QR Code. Os dados da concessionária são Cemig Distribuição S.A. e CNPJ 006.981.180/0001-16. Consumidores que caem em golpes devem registrar boletim de ocorrência.