“Em número cresci mais de dez vezes o faturamento das empresas que eu tinha e que tenho hoje. Mas, sucesso não é medido só por números”, conta Mauro Gustavo. Ele é sócio-proprietário de empresas nas áreas de software, tributária, auditoria e aplicativo de delivery de alimentos.
A vida dele mudou em 2018, ao participar do Empretec, seminário da ONU aplicado em 40 países. No Brasil ele pode ser realizado apenas pelo Sebrae. Mauro tem empresas em Pouso Alegre e fez cursos em todo o Brasil. Para ele, o Empretec é o melhor investimento em comportamento empreendedor.
O Sebrae abriu inscrições para o Empretec Pouso Alegre que será de 10 a 15 de abril, na Unis. As inscrições podem ser feitas até 9 de abril, em empretecsebraeminas.com.br ou pelo telefone do Sebrae (35) 3422-9022. A analista do Sebrae, Pâmela Dias, detalha que o inscrito “passa por uma entrevista de pré-seleção para sabermos se é o momento ideal de participar dessa experiência. O seminário gera transformação. Como essa transformação é muito válida e rápida, o quanto antes você fizer o Empretec será melhor para o seu negócio.”
Empretec traz sucesso para a vida e os negócios
“Lá acontecem dinâmicas que são da vida real. Hoje sou um empresário muito mais consciente, sei analisar melhor risco, lidar melhor com momentos de dificuldades, alcançar objetivos maiores e isso faz parte de competências. As principais mudanças não estão nem no resultado financeiro, é mais a pessoa mesmo”, descreve Mauro.
As ferramentas de comportamento que ele descobriu no Empretec o ajudam a multiplicar o crescimento e a forma de trabalho das empresas que administra. “Ao criarem o Empretec analisaram o comportamento das pessoas de mais sucesso no mundo. Comportamento é algo que se você aprende, você consegue replicar. Eu fiz o Empretec para entender o que as pessoas de sucesso faziam, como agiam e as competências dela. Essa parte de competências é a que mais interferiu no que eu faço.”
Pâmela descreve que “o estudo da ONU identificou por exemplo, porque a Nayara tem sucesso como empresária e a Pâmela não tem. Eles detectaram que é no comportamento. Criaram uma metodologia em que durante seis dias temos o desafio de trabalhar e desenvolver as dez habilidades dos empreendedores de sucesso. Provocamos eles a terem esses comportamentos na nossa frente para que possamos corrigir, guiar e consigam melhorar e alcançar melhor os objetivos em seus negócio.”
Esse seminário mostrou que a empresa de Mauro pode render, inovar e expandir cada vez mais, enquanto ele e a equipe trabalham com conforto e liberdade. “Estou de bermuda hoje e trabalho com imposto, parte tributária. Quando encontro alguém na rua e a pessoa fala: ‘Você está à toa hoje? No futuro quero ficar assim’. Veja como as pessoas criam uma imagem de como você está e o que você faz. Isso é um pouco de analisar competência. Será que o que visto fala o que eu faço? Para as pessoas parece que sim, mas para mim não.”
Parte dessas mudanças de comportamento estão na empresa de Mauro, que conta com um espaço diferenciado e atrativo principalmente para os colaboradores. Eles podem trabalhar em home office ou no mesmo espaço que os sócios da empresa. “Aqui ninguém tem sala, não existe uma hierarquia vertical, ela é totalmente horizontal. Esse é nosso conceito principalmente para ter feedbacks, ter mais velocidade no trabalho.”
O espaço é aberto, tem salão com mesas de bistrôs e de restaurantes para reuniões rápidas e bate-papo e um espaço de lazer. “O ambiente muda, tem muita cor, muita vida, dá para ficar à vontade e ter descontração. Tem espaço para se alimentar, mesa de bilhar, videogame, vestiários com armários.” No andar superior estão salas para reuniões estratégicas e treinamentos. Cada espaço proporciona fluidez do trabalho e bem-estar pessoal.
A ligação entre comportamento e o aumento dos resultados das empresas de Mauro é ligada ao Empretec. Dados do Sebrae mostram que 96,2% dos empresários têm sucesso ao praticar o conhecimento adquirido no seminário. “Com certeza, não tem como fazer o Empretec e não sentir a transformação que é muito rápida, até durante o seminário. Você é desafiado a todo momento e ao finalizar, tem inúmeras ideias na sua mente, no seu negócio. O Sebrae fala que todo negócio tem um negócio dentro dele, só você que não está enxergando. E no Empretec motivamos a pessoa a ver novas possibilidades”, explica Pâmela.