Professores e monitores recebem treinamento de primeiros socorros em Pouso Alegre
Cerca de 60 monitoras e professoras da Educação Infantil, de crianças de 0 a 3 anos, participaram do treinamento com os Bombeiros
Iago Almeida / 23 março 2023Cerca de 60 monitoras e professoras da Educação Infantil, de crianças de 0 a 3 anos, participaram do treinamento com os Bombeiros
Iago Almeida / 23 março 2023Na noite da última segunda-feira (20/03), cerca de 60 profissionais da educação, entre monitoras e professoras, receberam treinamento de primeiros socorros ministrado pela 7ª Cia Independente de Bombeiros de Pouso Alegre.
As profissionais atendem cerca de 300 crianças entre 0 e 3 anos de idade em duas unidades escolares, os Centros de Educação Infantil – CEIM: Sebastião Cesário e Professora Maria Conceição de Castro Monteiro.
O treinamento é oferecido todos os anos às profissionais a fim de atualizar sempre os conteúdos e possibilitar orientações sobre como agir em momentos de risco, seja decorrente de algum problema de saúde que a criança tenha como convulsões, desmaio, seja em situação de acidentes como quedas, engasgo, queimaduras etc.
“A segurança das nossas crianças vem em primeiro lugar. A realização deste treinamento evidencia o compromisso da Prefeitura em investir na capacitação das profissionais, bem como propiciar um ambiente seguro e acolhedor para os nossos pequenos”, destaca a Secretária da Educação Leila de Fátima Fonseca.
De acordo com a diretora do CEIM Sebastião Cesário, Renata Alves Ferreira Viana, “o objetivo do treinamento é estar preparando as profissionais para que consigam, em alguma eventualidade, prestar os primeiros socorros adequadamente”.
“Os minutos iniciais são decisivos. Precisamos fazer a coisa certa na hora certa. É uma atitude maravilhosa de oferecer esse treinamento para nós. Vai contribuir muito com o nosso trabalho, nos deixando mais seguras. As possibilidades de erro irão diminuir muito e as decisões serão mais assertivas”, explica a professora Vilmara Morais Fonseca.
O soldado do Corpo de Bombeiros, Welliton Jones Pereira, disse que a ação visa melhorar o atendimento às crianças com foco na prevenção. “Identificar tudo o que oferece risco e orientar as crianças para que o acidente não aconteça. Nos casos de acidentes, com o primeiro atendimento bem feito a situação da vítima é minimizada, o atendimento pré-hospitalar é realizado de maneira mais adequada e as chances de sucesso no socorro são bem maiores”, ressalta.
Cerca de 50 monitores do transporte escolar da rede municipal de ensino participaram também de uma capacitação promovida pela Secretaria de Educação, com o objetivo de ressaltar os cuidados com os alunos para que eles cheguem de forma segura e pontual nos destinos finais. A qualificação foi realizada na tarde desta quarta-feira (22/03).
“O papel de um monitor de transporte escolar é enorme. Eles são responsáveis por garantir que os alunos tenham uma viagem segura para e de sua escola. O monitor de transporte escolar é responsável por supervisionar o comportamento dos alunos durante o transporte, ajudar os motoristas de ônibus escolar a seguir as leis de trânsito, garantir que os alunos sejam transportados em veículos regulares e em segurança e garantir que os alunos saibam quando e como embarcar e desembarcar do ônibus”, disse o Gerente do Transporte Escolar Municipal, Weliton Marques Barroso.
A capacitação pontuou as normas de comportamento do monitor, como domínio comportamento e as atividades que deve desempenhar, entre elas: auxiliar os alunos menores a subir e descer degraus; colocar cinto nos alunos; organizar alunos e cuidar da disciplina dos estudantes.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu