Notícia

Fake news causa pânico em pais de alunos do Polivalente em Itajubá

Carta sobre massacre começou a circular na cidade, mas não era sobre Itajubá; PM intensificou segurança na escola e alunos faltaram às aulas

Iago Almeida / 23 março 2023
Polivalente Itajubá

Foto: Reprodução Facebook da escola

Uma carta, que avisava sobre um possível massacre, começou a circular em Itajubá na noite desta quarta-feira (23/03), causando pânico entre pais de alunos da Escola Estadual Professor Doutor Antônio Rodrigues D’Oliveira, o Polivalente.

Pelas redes sociais, pais, professores e responsáveis pelos alunos mostraram medo e insegurança com a informação. Entretanto, a mesma carta rodou outras cidades, de outros estados brasileiros, durante as últimas semanas.

Em áudio, a direção da escola afirmou que soube da circulação da carta e que um vereador da cidade havia informado o caso à Polícia Militar, solicitando uma viatura na porta do colégio na manhã desta quinta-feira (23/03).

“Gostaria de estar tranquilizando todos vocês, sobre essa carta que está circulando pela cidade de Itajubá. Consegui conversar com o vereador Markinhu Meireles, onde ele encontrou em contato com o coronel Ribeiro, da Polícia Militar e solicitou uma viatura no dia de amanhã, dia 23, estivesse em frente a escola, para dar toda segurança e tranquilidade ao nosso bairro e nossa escola”, disse o diretor.

“Quero pedir a vocês toda atenção no dia de amanhã, quando estiver descendo para ir para escola ou tiver chegando até próximo à escola. Nós estaremos atentos a toda movimentação e a polícia já foi informada, para que nós possamos ter um dia normal no dia de amanhã”, completou.

A Polícia Militar informou que a informação chegou a eles, mas se tratava de uma fake news; mesmo assim, a corporação colocou a patrulha escolar para levantar mais informações e está acompanhando o caso.

“A Policia Militar está averiguando o caso e a nossa equipe da Patrulha Escolar está realizando os levantamentos a respeito da informação”, informou a PM.

Foto: Reprodução

Muitos pais e responsáveis não deixaram seus filhos irem à escola nesta quinta-feira, com medo do que poderia acontecer. Um desses pais, o empresário e professor Christian Marcel, esteve na escola pela manhã e, em vídeo, afirmou que conversou com o diretor e que não havia nada de anormal na escola.

“Acabei de falar aqui com o diretor do Polivalente, já vi aqui também policiamento passando. O que aconteceu aqui foi uma fake news, uma brincadeira de mau gosto, no qual muitos alunos hoje não puderam vir. A carta que está rolando na internet, é uma carta de Belém do Pará. então tome muito cuidado com o que você replica, porque olha o transtorno que está causando. Eu como pai vim aqui ver como está a situação e graças a Deus está tudo tranquilo”, disse Christian.

Colégio XIX de Março emite comunicado

A fake news chegou também ao colégio XIX de Março, que emitiu uma nota de esclarecimento, afirmando que tomou conhecimento do áudio que estava circulando nas redes sociais, que desconhecem a carta citada e que tomaram os procedimentos regulares de segurança.



Mais Lidas