O Pouso Alegre está negociando com investidores e empresas para se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e deve anunciar a decisão ainda em 2023. A informação foi revelada pelo diretor de futebol e ex-presidente do Pouso Alegre, Paulo da Pinta, durante entrevista ao Terra do Mandu nesta segunda-feira (20/03).
“Depender do Pouso Alegre Futebol Clube, com certeza sai esse ano uma decisão. A gente tem feito um trabalho intenso, conversado com as empresas que têm interesse em investir no clube”, disse.
Segundo o diretor, uma empresa interessada solicitou toda documentação do clube para avaliação e, caso o aval seja positivo, o caminho estará aberto para que as negociações avancem. Entretanto, Paulo não revelou qual empresa está em negociação. Segundo ele, nesta etapa existe contrato de confidencialidade.
Paulo da Pinta explicou que é necessária a mudança para SAF, para que o Pouso Alegre possa seguir crescendo dentro e fora de campo, com equipes competitivas.
“Logicamente, qualquer negócio exige uma verificação de documentação, de contratos no clube, de patrimônio, situação contábil, de processos ou trabalhistas ou outros tipos de ações judiciais. Então, a gente está conversando; foi solicitada uma quantidade muito grande de documentação por parte de uma empresa, a gente está verificando e estamos apresentando uma parte dessa documentação. Esperamos que o mais rápido possível possamos fazer um acordo, uma parceria, para que possa ajudar o clube a crescer cada vez mais”, comentou o diretor.
“Não tem empresa, tudo ainda está sendo verificado. Um escritório de advocacia prepara, verifica a documentação, para depois apresentar aqueles investidores que tiveram interesse”, afirmou Paulo da Pinta.
O Terra do Mandu apurou que a intermediação para a compra de parte do Pouso Alegre estaria sendo feita pela XP Investimentos. Entre as possíveis empresas interessadas no negócio está a farmacêutica Cimed, que tem suas fábricas em Pouso Alegre. Outro nome que poderá pintar como sócio em uma pequena participação na negociação seria Ronaldo Fenômeno, que já é dono de 90% da SAF do Cruzeiro e não poderia ser majoritário em outro clube no Brasil.
Lembrando que para se tornar SAF, uma mudança recente precisou ser feita no no estatuto do clube. A mudança foi aprovada em votação realizada no dia 6 de março deste ano, por sócios-contribuintes do Pousão. Ainda, no mês passado, a alteração já havia sido autorizada pela Conselho Deliberativo do clube.
Vale destacar que outros clubes do país, recentemente, se tornaram clube-empresa, como Cruzeiro, Athletic, RB Bragantino, Bahia, Botafogo, Vasco, entre outros.
O que é SAF?
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial.
A Lei da SAF, como ficou conhecida, incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.
Novo técnico para Série C
Paulo da Pinta também falou sobre o novo técnico do time, Roger Silva, que deixou o Athletic após a semifinal do Mineiro para assumir o Pousão. De acordo com o diretor de futebol, o acerto já estava encaminhado.
“Tão logo a gente definiu a saída do Eugênio, a gente já foi ao mercado para procurar algum técnico para comandar o time na reta final da Taça Inconfidência, mas também já preparar o time para a Série C, já que teremos um tempo razoável, de mais de 50 dias para treinar, trabalhar e estrear na competição. O Roger é um técnico que vem nos agradando desde o ano passando, quando ele fez uma excelente campanha com o Athletic, chegando inclusive na semifinal, campeão do interior. Este ano novamente repetiu a dose, fazendo uma partida bastante equilibrada com o Atlético-MG, perdendo apenas nos detalhes. Então a gente viu a forma da equipe dele atuar”, comentou.
O Pousão enfrentou o Athletic por duas vezes na pré-temporada de 2023, uma em casa e uma fora; o time de São João del Rei era comandado por Roger. O Pousão venceu um jogo e empatou outro.
“A gente fez dois amistosos com o Atheltic este ano também, um em Elói Mendes e outro no Manduzão (em Pouso Alegre). A gente viu a intensidade do time dele, a forma como o time dele atua; jogando para frente, marcação alta, não deixando a equipe adversária sair jogando. Tudo isso nos agrada. Além de ser um técnico jovem, que quer espaço, precisa de vitrine, precisa de um time como o Pouso Alegre que vai disputar a Série C, que dá uma visibilidade boa. Apesar das duas belas campanhas que ele fez com o Athletic, ele optou por acertar com o Pouso Alegre para nos apoiar”, completou Paulo.
Reforços
Com o fim do estadual, o Pousão volta os olhares para a Série C do Brasileiro, que começa em maio. O time se reapresenta para preparação já na próxima segunda-feira (27/03), mas reforços ainda são esperados para as próximas semanas.
“A gente já vem conversando com o Roger; ele já indicou alguns atletas, a gente já tem uns quatro ou cinco atletas com pré-contrato definido com o clube. Nesta semana vamos sentar com os demais diretores, para definir também a situação daqueles atletas que participaram do Mineiro, fazer uma avaliação de quem vai nos ajudar nessa competição. Aqueles que a gente entender, e o Roger também entender, que não serão úteis, a gente vai tentar fazer uma negociação, passar para outro clube ou fazer um acordo com esses atletas”, informou Paulo da Pinta.