Notícia

Novo centro de saúde homenageia servidora que faleceu em acidente

Centro de Especialidades é voltado para pacientes hipertensos e diabéticos de 32 municípios. Expectativa é de fazer 5 mil atendimentos por mês.

Nayara Andery / 20 março 2023

Centro de Especialidades de Pouso Alegre oferece atendimento multiprofissional de saúde. Foto Terra do Mandu.

Pouso Alegre ganha um novo Centro de Especialidades para atendimentos de hipertensos e diabéticos. O local fica na Av. Alberto de Barros Cobra, 350 conhecida como Av. da Antarctica e homenageia Maura Célia de Souza Faria, que foi servidora da prefeitura por 24 anos.

Maura faleceu após ser atropelada por um carro, ao sair do trabalho na Policlínica do São Geraldo. O acidente aconteceu em 11 de novembro de 2022. A secretária de saúde, Silvia Regina, lembra que “Maura trabalhou muito tempo no setor de saúde. Pra nós, é necessário que o nome do equipamento de saúde tenha sentido. E o nome dela faz muito sentido para o Centro de Especialidades”.

Funcionária da prefeitura morre depois de ser atropelada no São Geraldo. Foto: reprodução redes sociais

Como funciona o atendimento

O Centro de Especialidades de Pouso Alegre oferece atendimento a pacientes diabéticos e hipertensos de 32 municípios. “Esses pacientes precisam de atendimento contínuo. Oferecemos qualidade ao atendimento integral com médico, enfermagem, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, conforme a necessidade do paciente”, explica Silvia.

O motorista Rodrigo Lopes conta que o pai José Maria descobriu há poucos dias que é hipertenso. Eles foram até o Centro de Especialidades para consulta e destaca que “é importante o pessoal cuidar dos pais e da própria saúde. A hipertensão é uma doença séria e silenciosa, a pessoa pode ter um AVC, infarto. E essa clínica tem fácil acesso.”

A expectativa da prefeitura é atender 5 mil pacientes por mês no novo prédio comprado pela prefeitura, em 2022. O espaço tem nove consultórios. Para o paciente ser atendido neste espaço é preciso ter o agendamento feito pela Unidade Básica de Saúde da região onde ele mora. “Existe um protocolo desses encaminhamentos que é feito pelo Estado e a gente segue, já que estamos falando de hipertensos e diabéticos de alto ou muito alto risco.”

O horário de funcionamento do Centro de Especialidades é de 8h às 17h e o contato é (35) 3449-4919. A prefeitura pretende expandir os atendimentos para cardiologia, neurologia, psiquiatria, ginecologia, ortopedia, oncologia preventiva e outros serviços, mas sem data anunciada.


Mais Lidas