Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Copasa presta esclarecimentos na Câmara e anuncia investimentos para Pouso Alegre 

Foto Copasa.

Representantes da Copasa participaram nesta semana da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre, após serem convocados pelos vereadores, por meio de requerimento. Em dezembro de 2022, a empresa já havia sido convocada, mas ninguém compareceu à sessão na época.

Entre os questionamentos estavam o que a empresa tem feito para acabar com os problemas de esgoto na cidade e quais medidas urgentes estão sendo tomadas para resolver a situação. Sobre o sistema de esgoto, foi anunciado que a Copasa tem previsão de instalação de mais quatro elevatórias em pontos da cidade.

Pelo Novo Marco do Saneamento, a Companhia tem até 2033 para atender 90% da população com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Segundo o representante, em Pouso Alegre a meta está quase sendo atingida.

Na oportunidade, o gerente regional também compartilhou com o Legislativo a importância da aproximação da companhia com o poder público municipal e reafirmou o compromisso da Copasa com o município, a fim de garantir ainda mais benefícios aos pouso-alegrenses.

“Buscamos, diariamente, manter um alinhamento com o poder concedente, no sentido de oferecer o melhor para a população”, disse Égonn, acrescentando que “estamos trabalhando firmes para continuar colaborando com o que for necessário para a expansão do município”.

E mais uma vez, a Copasa jogou a culpa da situação do bairro São Geraldo, de água e esgoto nas ruas e casas, na população, completando que não conseguirá, sozinha, acabar com o problema do local. ASSISTA À MATÉRIA!

Investimentos

Além disso, foi apresentado aos vereadores dados operacionais, investimentos e informações sobre as obras de ampliação e melhorias dos sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e Esgotamento Sanitário (SES) do município.

As apresentações foram feitas pelo superintendente da Unidade de Negócio Sul (UNSL), Luiz Eduardo Carvalho Gomes; pelo gerente da Regional Pouso Alegre (GRPO), Égonn Hendrigo Carvalho Silva, e pelo gerente da Unidade de Serviço de Gestão de Projetos (USPR), Welington Dias.

Já o gerente Welington Dias compartilhou com os vereadores os investimentos para os sistemas de água e esgotamento sanitário. “No total, somente em 2023, além dos investimentos que já haviam sido previstos, a Copasa irá investir mais R$ 45 milhões em obras de ampliação e melhorias do Sistema de Abastecimento Água de Pouso Alegre. Já no que diz respeito ao Sistema de Esgotamento Sanitário, os investimentos são da ordem de R$ 12 milhões e vão contemplar a construção de novas elevatórias de esgoto”, explicou.