Notícia

Copasa presta esclarecimentos na Câmara e anuncia investimentos para Pouso Alegre 

Após não se apresentar em dezembro de 2022, empresa esteve representada na sessão desta semana; veja o que foi anunciado e cobrado na reunião

Iago Almeida / 16 março 2023

Representantes da Copasa participaram nesta semana da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre, após serem convocados pelos vereadores, por meio de requerimento. Em dezembro de 2022, a empresa já havia sido convocada, mas ninguém compareceu à sessão na época.

Entre os questionamentos estavam o que a empresa tem feito para acabar com os problemas de esgoto na cidade e quais medidas urgentes estão sendo tomadas para resolver a situação. Sobre o sistema de esgoto, foi anunciado que a Copasa tem previsão de instalação de mais quatro elevatórias em pontos da cidade.

Pelo Novo Marco do Saneamento, a Companhia tem até 2033 para atender 90% da população com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Segundo o representante, em Pouso Alegre a meta está quase sendo atingida.

Na oportunidade, o gerente regional também compartilhou com o Legislativo a importância da aproximação da companhia com o poder público municipal e reafirmou o compromisso da Copasa com o município, a fim de garantir ainda mais benefícios aos pouso-alegrenses.

“Buscamos, diariamente, manter um alinhamento com o poder concedente, no sentido de oferecer o melhor para a população”, disse Égonn, acrescentando que “estamos trabalhando firmes para continuar colaborando com o que for necessário para a expansão do município”.

E mais uma vez, a Copasa jogou a culpa da situação do bairro São Geraldo, de água e esgoto nas ruas e casas, na população, completando que não conseguirá, sozinha, acabar com o problema do local. ASSISTA À MATÉRIA!

Investimentos

Além disso, foi apresentado aos vereadores dados operacionais, investimentos e informações sobre as obras de ampliação e melhorias dos sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e Esgotamento Sanitário (SES) do município.

As apresentações foram feitas pelo superintendente da Unidade de Negócio Sul (UNSL), Luiz Eduardo Carvalho Gomes; pelo gerente da Regional Pouso Alegre (GRPO), Égonn Hendrigo Carvalho Silva, e pelo gerente da Unidade de Serviço de Gestão de Projetos (USPR), Welington Dias.

Já o gerente Welington Dias compartilhou com os vereadores os investimentos para os sistemas de água e esgotamento sanitário. “No total, somente em 2023, além dos investimentos que já haviam sido previstos, a Copasa irá investir mais R$ 45 milhões em obras de ampliação e melhorias do Sistema de Abastecimento Água de Pouso Alegre. Já no que diz respeito ao Sistema de Esgotamento Sanitário, os investimentos são da ordem de R$ 12 milhões e vão contemplar a construção de novas elevatórias de esgoto”, explicou.


Mais Lidas