Monte Sião, no Sul de Minas, foi atingida por uma cabeça d´água na noite deste domingo (12/03). De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno chegou da região leste paulista e fez com que o volume de água dos córregos e ribeirões da cidade mineira aumentasse, causando transtornos em vários pontos.
Ainda segundo a Defesa Civil, a cabeça d’água atingiu o bairro dos Tanques (limite entre Monte Sião e Águas de Lindóia), levando muita água e lama para a cidade. Moradores dos bairros Jardim Mathias, Centro (Rua José Monterani), Magioli, São Simão, Usina Velha e Rio das Pedras, ficaram apreensivos com a subida rápida da água.
Um alerta foi emitido pela Defesa Civil por volta das 19h, informando sobre o que havia ocorrido e que os córregos e ribeirões subiriam rápido. Com isso, as famílias e vizinhos das regiões em alerta começaram a subir os móveis e eletrodomésticos que tinham em casa, além de deixarem os locais de risco.
Na Rua José Monterani, região central, em uma área conhecida como “Beco do João sem mão”, a água, carregada de lama, invadiu 10 residências, por volta das 19h30, deixando duas pessoas desalojadas; elas foram encaminhadas pela equipe da Diretoria de Promoção e Assistência Social, para um hotel.
Em seguida, as equipes começaram a atuar na limpeza das ruas e casas, retirando a lama e desobstruindo a passagem para moradores e carros. Até às 23h30, a Defesa Civil realizou vistorias em imóveis e levantamentos em outras áreas.
Já na manhã desta segunda-feira (13/03), uma nova vistoria foi realizada nas áreas atingidas. Não houve registro de feridos. Confira imagens da limpeza nas casas: