Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Voluntários e doações do Sul de Minas ajudam em tragédia no litoral de SP

Voluntários do Sul de MInas reforçam apoio após tragédia em São Sebastião (SP). Foto prefeitura

Uma ação humanitária se forma no Sul de Minas para ajudar no resgate e trabalhos após a tragédia ambiental em São Sebastião, litoral de São Paulo. Chuvas intensas derrubaram encostas e geraram a interdição da rodovia Rio-Santos. A prefeitura confirmou nesta quarta-feira (22/02) que há 47 mortos e 38 desaparecidos.

A ajuda aos moradores e poderes públicos tem vindo de vários pontos do Brasil, entre eles o Sul de Minas. O Instituto Fernando Bonillo, de Pouso Alegre, vai participar de duas formas. A primeira é a campanha de arrecadação de ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPI) para as equipes e alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas, colchões e até transporte para animais.

Fonte Instituto Fernando Bonillo

Para doar basta levar o material no ponto de coleta instalado no supermercado Center Box, na sede antiga do Ceasa de Pouso Alegre, de 14h às 21h. Diego Toledo, gestor do Instituto Fernando Bonillo, explica que cada ferramenta e EPI são essenciais.

“Tem muita gente ajudando lá como voluntário sem proteção alguma, como moradores e até turistas que ficaram presos”. Todo o material doado será levado pelos voluntários até São Sebastião. Eles seguem viagem nesta sexta-feira (24/02).

Na segunda etapa da campanha está o reforço às equipes de busca, logística e destinação de doações. Um grupo da Brigada 035, que faz parte do Instituto Fernando Bonillo vai integrar as forças de trabalho. Serão sete voluntários, com o material arrecadado em Pouso Alegre e a ajuda de duas caminhonetes e um jipe.

“Nosso grupo da Brigada 035 vai atuar junto com os bombeiros. Já está tudo certo, falta só a prefeitura e Defesa Civil nos repassarem os detalhes como a área em que vamos trabalhar”, conta Diego. Ela reforça que a preocupação aumenta já que há mais previsão de chuva intensa para a região afetada.

As doações podem ser feitas mesmo depois da partida da equipe. Eles vão manter o ponto de coleta em Pouso Alegre até a próxima sexta-feira (03/03), quando o restante do material será levado para o litoral paulista. “Também precisamos de mais voluntários para ajudar na campanha, quem puder se disponibilizar é só entrar em contato conosco pelo Instagram do instituto” ou pelo WhatsApp (35) 98843-4080.