O setor de Alimentação Fora do Lar tem a perspectiva de aumento no faturamento durante os dias de Carnaval, isso em relação ao mesmo período do ano passado, quando o país ainda estava vivendo em meio a pandemia da Covid-19.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em cidades com festas tradicionais, o setor deve faturar até 30% a mais do que no mesmo período do ano passado e o movimento deve crescer em todas as regiões. Ele ressaltou ainda a situação vivida em 2022, com a onda da variante Ômicron.
“Algumas cidades só conseguiram realizar suas festividades fora de época, como o Rio de Janeiro, que realizou o desfile das escolas de samba no final de abril. Este ano, sem restrições, esperamos aumento tanto no movimento quanto no faturamento”, afirmou.
No Sul de Minas, a região conta com diversos bloquinhos de rua e até mesmo eventos privados, além de pousadas, chalés e hotéis, em meio à natureza, com trilhas, cachoeiras, montanhas e mirantes. De acordo com o presidente da Abrasel Sul de Minas, André Yuki, cidades como Santa Rita do Sapucaí, Muzambinho, São Lourenço, São Thomé das Letras, Boa Esperança, Poços de Caldas, entre outras, contam com o Carnaval local e são os destinos dos foliões.
“Temos o turista que quer fugir das folias também, para passar o Carnaval em lugares tranquilos para desfrutar da natureza, cachoeiras, montanhas e o Lago de Furnas. Os destinos como Aiuruoca, Monte Verde, Carrancas, Ibitipoca, Caxambu, São Lourenço, Capitólio e Gonçalves são os mais procurados”, ressaltou.
Ainda segundo André, as duas opções movimentarão a semana de Carnaval, trazendo um aumento considerável no faturamento, além de movimentar o setor da Alimentação Fora do Lar. “A expectativa é que o setor de hospedagem atinja os 100% de ocupação”, concluiu.
Os restaurantes associados da Abrasel Sul de Minas estão recheados de programações. A Água Doce Cachaçaria de Pouso Alegre realizará as tradicionais marchinhas de Carnaval com Marcelo Demori, na sexta-feira, sábado, segunda-feira e terça-feira, a partir das 20h. Segundo o proprietário, Paulo Demori, o Carnaval é realizado todos os anos, desde 2010.
“Meu irmão e sócio toca, e desde então, fazemos as marchinhas, que são sempre um sucesso. O movimento em 2023 começou bacana! Janeiro me surpreendeu e fevereiro continua mantendo, então a expectativa é que realmente tenha uma melhora no faturamento em relação a 2022”, afirmou.