Notícia

Moradora volta a reclamar de água sem escoamento no São Geraldo

Em vídeo enviado ao Terra do Mandu ela mostrou como está a situação da região da Rua Nova e cobrou, mais uma vez, providência do poder público

Iago Almeida / 15 fevereiro 2023

Moradores do bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, continuam convivendo com um grande volume de água parada nas ruas e entrada de residências, devido a falta de escoamento em alguns locais.

Moradora da Rua Nova, uma das mais próximas do rio, Maria Inez Firmino Machado enviou um vídeo ao Terra do Mandu relatando a situação atual que tem passado todos os dias ao sair e chegar em casa.

Maria Inez contou que, no Natal de 2022, quando as chuvas começaram, ela precisou sair de casa e alugar uma residência no bairro Faisqueira, onde ficou por um mês. Quando a água abaixou no São Geraldo, ela retornou para casa, mas desde então tem convivido com o esgoto e falta de escoamento.

“Um fedô, horrível. Faz tempo que ouvimos que alguém vai fazer algo, mas nada é feito. Não aguentamos mais essa situação”, disse ela. Confira o vídeo enviado pela mulher, abaixo:

Vale destacar que em janeiro de 2021 a mulher já havia tido a casa tomada pela água; na época, a família perdeu fogão, armário e dois guarda-roupas, além de mantimentos. Neste ano, o Terra do Mandu também mostrou o drama de famílias do bairro São Geraldo, que todos os anos reclamam dos mesmos problemas causados pelo alto volume de chuvas e falta de escoamento em algumas ruas.

O que diz a prefeitura?

O Terra do Mandu procurou a prefeitura de Pouso Alegre, que por meio de nota, informou que o acúmulo de água se deve a um conjunto de fatores. Além disso, disse que algumas casas estão construídas em uma área irregular e sem devida estrutura. Ainda disse que um mutirão de limpeza vai ser realizado no bairro, mas somente quando o volume de água abaixar. Veja abaixo a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Pouso Alegre segue acompanhando o local e esclarece que o acúmulo de água se deve a um conjunto de fatores. As casas estão construídas em uma área irregular, sem a devida estrutura e em uma região abaixo do nível do rio, próximo a residências. Ressaltamos que as bombas de sucção permanecem ligadas na Diquinha e assim que o volume abaixar a Prefeitura irá realizar um mutirão de limpeza no bairro São Geraldo”. 

Mais Lidas