Notícia

Famílias com tarifa social podem trocar lâmpadas usadas por LED em Cambuí

Caminhão da Energisa realiza ação de troca de lâmpadas nesta quarta (15/02) e quinta-feira (16/02), no centro da cidade

Nayara Andery / 15 fevereiro 2023

Famílias de Cambuí que estão inclusas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) podem trocar lâmpadas usadas por novas, de LED. A concessionária Energisa realiza campanha de troca nesta quarta (15/02) e quinta-feira (16/02), na Praça Coronel Justiniano, em frente à igreja matriz, no Centro.

A ação é feita na unidade móvel, um caminhão da Energisa. O projeto funciona em parceria com a prefeitura. Cada família pode trocar a lâmpada incandescente ou fluorescente usada pela de LED. O limite é de até quatro lâmpadas por família e é preciso apresentar uma conta recente de energia e documento pessoal.

Nesta quarta-feira o atendimento é de 8h às 17h e na quinta-feira, de 8h às 15h.

Essa campanha tem dois objetivos, a troca de lâmpadas e a conscientização. Utilizar lâmpadas de LED auxilia na redução do consumo de energia elétrica, o que atende o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Energisa quer mostrar à comunidade a importância do consumo consciente de energia elétrica. O público pode conferir a programação no caminhão, que inclui vídeos interativos, experiências científicas e games educativos voltados para segurança, uso eficiente da energia e processo produtivo.

Impacto social

Para o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, o projeto traz um impacto social “Mesmo as lâmpadas de tecnologia LED sendo muito mais econômicas, há famílias que não têm condições de adquiri-las. Então, a proposta do projeto é justamente auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social, dando a elas a oportunidade de receberem as novas lâmpadas, juntamente com as dicas para que façam o uso consciente da energia”.

Economia e durabilidade com LED

Usar lâmpadas de LED gera economia de até 80% de energia elétrica, em relação às fluorescentes. Elas têm vida útil mais longa, sendo que a tecnologia de LED dura até 25 vezes mais do que a incandescente e três vezes mais ao serem comparadas com as fluorescentes, aponta dados da Energisa.

O impacto ambiental está nelas não emitirem radiação ultravioleta e poluentes, reforça a concessionária. Elas têm possibilidade de ser recicladas. Os benefícios também têm impacto na saúde humana, já que elas não geram cansaço visual.


Mais Lidas