Notícia

Prédio desapropriado: Alunos da rede municipal são atendidos na antiga CNEC

Local recebe cerca de 130 estudantes da educação infantil e Curso Pré-Enem e Pré-Vestibular

Nayara Andery / 10 fevereiro 2023

O prédio desapropriado do antigo colégio CNEC já recebe aproximadamente 130 alunos da rede municipal, em Pouso Alegre. A unidade atende alunos de zero a três anos no ensino infantil em período integral e cerca de 25 estudantes do Curso Pré-Vestibular e Pré-Enem. O prédio foi desapropriado no fim de 2022.

No local funcionava a escola particular da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). A desapropriação foi anunciada pelo município em dezembro de 2021. O prefeito na época, Rafael Simões, justificou que o colégio estava no “terreno que há época a família Cobra doou para ser uma escola filantrópica e isso se perdeu no tempo”.

O caso foi parar na justiça, já que a CNEC discordou do valor ofertado pelo município. O processo terminou em acordo de venda por R$ 19 milhões, firmado em outubro de 2022. Segundo a secretária de educação, Leila Fonseca, a pasta teve acesso às chaves do colégio no final de dezembro do mesmo ano.

Aumento de vagas

Quando a desapropriação foi anunciada, a prefeitura citou que a nova sede teria espaço para a criação de 1.000 vagas para alunos. Leila enfatiza que melhorias ainda devem ser implementadas para que o prédio possa ter todos os espaços utilizados.

“Vamos ampliar o número de vagas a partir de 2024, assim que as melhorias forem concluídas”, destaca a secretária de educação. O prédio atualmente tem cerca de 100 alunos da educação infantil integral, somados os matriculados e os que estão frequentando e os pais realizam a efetivação de matrícula.


Mais Lidas