“Essa é situação do esgoto a céu aberto” denuncia a costureira Sandra Mara ao mostrar em um vídeo, a água escura que corre pela rua onde ela mora. Ela e um vizinho contam no vídeo o problema presente na Rua Maria Rita Ribeiro existe desde dezembro.
O vizinho conta que tem crianças em casa e detalhe que quando veículos passam na rua, o esgoto entra dentro de casa. Os moradores relatam que a Copasa iniciou uma obra nesta terça-feira (07/02), deixou um buraco aberto próximo à boca de lobo e não voltou para continuar o serviço nesta quarta-feira (08/02).
“Como vamos fazer? A gente paga imposto, mas a rede de esgoto está ficando para fora. Diz que tem tratamento de esgoto da Copasa, mas, não tem nada pelo jeito que eu vejo. Isso aqui (o vazamento) está desde o Natal”, conta o morador. O esgoto que corre sobre a rua cai na boca de lobo.
Sandra lembra que os moradores enfrentaram problemas com enchente e esgoto no bairro, no início em janeiro. “Só que a água que subiu aqui não foi de chuva, foi de esgoto para dentro da casa. Foi esgoto puro.”
Uma obra foi iniciada no local nesta semana e a moradora questiona que no dia seguinte a equipe da Copasa não retornou para dar continuidade à obra. A informação foi dada pela moradora no início da tarde.
“A Copasa é uma instituição cara, que cobra seu esgoto e se nós não pagamos uma conta em atraso ela corta o serviço. Agora não pode solucionar um problema como esse? Para eles é fácil. E nem retorno dão para a gente.”
A reportagem entrou em contato com a Copasa em busca de uma resposta sobre o problema. Até o fechamento desta reportagem a concessionária não forneceu informações referentes ao caso.