Turvolândia foi atingida por um temporal na tarde desta quinta-feira (02/02) e que deixou rastros de destruição na zona rural. Os bairros afetados são Quilombo e Borges. Segundo a prefeitura não há vítimas e o volume intenso de água fez áreas alagarem e um córrego transbordar.
Ponte, aterros, cercas e estradas foram atingidos. A passagem por uma estrada vicinal que liga essa região ficou intransitável. O morador Vanuir Brito disse que no a chuva no bairro Quilombo durou cerca de 30 minutos, com 110 milímetros na medição feita no local com o pluviômetro da família.
O prefeito José Nelson Martins, conhecido como Zé Nelsinho, gravou um vídeo em que conta que moradores acionaram a a prefeitura por volta das 16h. Ao visitar os dois bairros no fim da tarde ele avaliou os danos para definir ações emergenciais. As cenas estão em um vídeo que ele publicou em rede social.
“Não sei se é uma tromba d’água ou se foi uma represa que estourou ali para cima.” O vídeo mostra que a água e vegetação arrastada cobriram uma via de acesso que tem uma ponte e ele reforça que “está tudo entupido e com a água passando por cima”.
Os estragos são comentados pelo prefeito como uma consequência do período chuvoso. “Isso é um fenômeno da natureza. As estradas estragam e nós não medimos esforços, temos colocado pedras, arrumamos. Só que como falo, tem que agradecer muito a Deus pela chuva, que é fartura, é riqueza. Esse momento vai passar e a gente sempre vai correr atrás para fazer melhorias nas estradas e socorrer o povo”.
Trabalho emergencial
Equipes da prefeitura iniciaram os trabalhos emergenciais de limpeza e recuperação na manhã desta sexta-feira (03/02). Máquinas da Secretaria de Obras são utilizadas nesses locais.