Notícia

Temporal e vendaval arrancam árvores e alagam ruas em cidades da região

Árvore centenária e muro foram ao chão em Cachoeira de Minas, onde também uma mulher morreu; houve estragos ainda em Monte Sião e São Lourenço

Iago Almeida / 01 fevereiro 2023

Cachoeira de Minas / foto: Redes Sociais

A forte chuva voltou a causar estragos em cidades do Sul de Minas nesta terça-feira (31/01). Um forte temporal, seguido por um vendaval, acabou derrubando árvores, muros e deixando uma pessoa morta na região.

Cachoeira de Minas

Os maiores estragos aconteceram em Cachoeira de Minas, onde choveu aproximadamente 70 milímetros em cerca de 40 minutos, de acordo com a Defesa Civil. Fortes ventos e muito volume de água foram registrados.

Uma árvore centenária caiu na Rua Otávio Rocha, em frente ao poliesportivo. Recentemente a mesma árvore foi alvo de polêmica na cidade, quando moradores fizeram uma campanha para que ela não fosse cortada; entretanto, segundo a prefeitura, ela levava risco à população.

Foto: Scene Drone

Muitas ruas ficaram alagadas; o muro de uma casa na Rua Vicente Dionísio Sobrinho foi atingido e precisará ser removido pela Defesa Civil. Não houve desalojados e desabrigados.

Leia também: Mulher morre ao cair em enxurrada na zona rural de Cachoeira de Minas

“A cidade fica em um morro, é alta, então as casas não são inundadas; é lógico que no momento da chuva forte, algumas enxurradas invadiram, mas nada que ficou com água dentro. A cidade é pequena, então a chuva que veio, caiu sobre ela toda, mas são mais na região central os estragos. A prefeitura já está realizando a retirada da árvore centenária e outras pequenas que caíram também, mas graças a Deus, nenhum desalojado, nenhum desabrigado”, informou a Defesa Civil.

Foto: Defesa Civil

São Lourenço

São Lourenço já tinha sofrido com as fortes chuvas na segunda-feira (30/01), mas voltou a ser atingida nesta terça-feira. Um barranco deslizou na entrada da cidade, na MGC-460, sentindo Pouso Alto, e a pista precisou ficar interditada. De acordo com a prefeitura, a terra foi removida logo em seguida e a estrada liberada ainda no início da noite.

Foto: prefeitura

Foto: prefeitura

Monte Sião

O vendaval também atingiu Monte Sião, que registrou estrados na zona rural. De acordo com a prefeitura, uma árvore caiu na estrada vicinal que liga Monte Sião à Jacutinga, na região do bairro rural dos Pinheiros. Funcionários da prefeitura foram para o local retirar a árvore e liberar a estrada.

Com a queda da árvore, houve o rompimento de alguns fios de energia elétrica, deixando alguns bairros sem luz durante a noite. A Cemig foi acionada e realizou os trabalhos de religação.

Foto: prefeitura

Foto: prefeitura

Mais Lidas