Começa nesta sexta-feira (27/01) a inscrição para vagas remanescentes da rede estadual de ensino de Minas Gerais e de escolas municipais que participam do Sucem. Isso quer dizer que as vagas que sobraram são ofertadas para quem perdeu a inscrição em 2022. O prazo para esse público termina em 10 de fevereiro.
Para participar é preciso que o aluno maior de 18 anos ou o responsável pelo aluno menor de idade acesse cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. É necessário preencher o formulário de inscrição, escolher detalhes da categoria ensino como tipo, nível e etapa, além de selecionar o turno em que o estudante disputa a vaga.
A Secretaria de Educação de Minas Gerais destaca que o sistema vai exibir a partir das 17h as escolas que ainda têm vagas dentro do zoneamento do aluno ou na região do endereço residencial informado. Quando a pessoa seleciona uma escola no cadastro, ela é encaminhada imediatamente.
A matrícula têm que ser confirmada em até dois dias úteis após o cadastro, para que o aluno tenha direito à vaga nesse local. A pessoa responsável pelo cadastro deve ir pessoalmente até a escola selecionada e apresentar os seguintes documentos:
- Original e cópia do Documento de identidade ou Certidão de Nascimento/ Casamento do aluno;
- Original e cópia do CPF do aluno maior de idade. Para os demais é preciso do CPF de um dos pais ou responsáveis;
- Original e cópia do comprovante de residência no nome do responsável pelo aluno quando menor de idade e no nome do aluno quando tiver 18 anos ou mais;
- Histórico Escolar ou outra declaração desde que aceita pela Secretaria de Estado de Educação;
Quem perder o prazo para fazer a matrícula terá a vaga disponibilizada para outro estudante. Nesses casos, a pessoa terá que se inscrever novamente pelo sistema do Cadastro Escolar. As aulas na rede estadual começam em 6 de fevereiro.