Notícia

Samu já registra quase 3,5 mil trotes em 2023 no Sul de Minas

De novembro a dezembro de 2022, trotes cresceram 103% na região, ultrapassando 4 mil no último mês do ano; prática é crime

Iago Almeida / 25 janeiro 2023

Base do SAMU Pouso Alegre. Foto: Arquivo Terra do Mandu

O ano de 2023 mal começou e o número de trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já chega a 3.452 no Sul de Minas. Este número representa 21% das ligações ao Samu neste mês, quando os trotes costumam aumentar devido às férias escolares.

Os dados foram repassados nesta semana pelo Cissul Samu e são válidos até o dia 19 de janeiro. Sendo assim, de lá pra cá foram mais 6 dias e o número deve ser ainda maior. Lembrando que o Cissul Samu atende 153 municípios do Sul de Minas, atualmente.

De novembro a dezembro de 2022, os trotes cresceram 103% na região; em novembro foram registrados 1.969 trotes, o que representa 8,92% das ligações ao Samu, enquanto em dezembro foram 4.016 trotes, ou seja, 15% das ligações.

Passar trotes aos serviços de emergência é um crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro, e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção e multa. Além disso, o trote pode prejudicar o trabalho dos atendentes e atrasar acionamentos para ocorrências reais.

E segundo o Estatuto de Criança e do Adolescente, este tipo de ligação é um ato infracional gravíssima e quem comete, deve ser enviado para a vara da infância e da juventude para que sejam aplicadas as medidas sócio educativas.

 

Mais Lidas