Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Agenda cultural traz eventos em Pouso Alegre, Paraisópolis e Bela Vista

Homem-Bomba

Pouso Alegre vai receber um grande espetáculo neste fim de semana, com entrada franca. Além disso, a agenda cultural ainda traz a festa de aniversário dos 150 anos de Paraisópolis e a festa de São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista.

Espetáculo em Pouso Alegre

O Teatro Municipal de Pouso Alegre recebe neste sábado (21/01), o espetáculo “HOMEM-BOMBA”, com o ator Luiz Arthur. A apresentação será em única e com entrada franca, às 20h. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente das 08h às 18h, na bilheteria do teatro.

Escrito por Cynthia Paulino, a dramaturgia é livremente inspirada no clássico da literatura “O Médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson. A montagem iniciou no último final de semana uma circulação que passará por 13 cidades mineiras. Pouso Alegre é a terceira cidade a receber o espetáculo.

“Para definir os locais das apresentações, acabei fazendo uma mistura de cidades que eu ainda nunca havia me apresentado e também algumas outras que já tive oportunidade de levar trabalhos anteriores, obtendo bastante êxito junto ao público local”, destaca Luiz Arthur.

A montagem é vencedora dos prêmios de melhor ator (Luiz Arthur), diretor (Luiz Arthur) e melhor texto (Cynthia Paulino) do 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, realizado em setembro de 2022 na cidade de Floriano (PI) e foi eleito entre os espetáculos preferidos do público numa votação organizada pelo perfil Atores da Depressão, comunidade que reúne mais de 100 mil pessoas.

O ator atuou na novela “Fascinação” (1998), no SBT. Na TV Globo, participou de “Belíssima” (2005), “JK” (2006), “Caminho das Índias” (2009), “Passione” (2010) e “Rocky Story” (2017). É coordenador e professor de interpretação da Escola de Teatro PUC Minas.

Foto: Divulgação

Sobre o espetáculo

O solo se passa em um mundo desigual, cada vez mais parecido com um grande abatedouro. Nesse lugar inóspito, um homem tenta compreender os vários eus que o habitam e, para tal, adota métodos nada convencionais. “É um personagem provocador, que busca intimamente a compreensão dos monstros que existem escondidos em todos nós”, comenta Luiz Arthur.

Para discutir essa dualidade do ser humano, a peça busca como referência o romance “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde”, popularizado como “O Médico e o Monstro”, do britânico Robert Louis Stevenson (1850-1894). “O monstro não é alguém distante de nós. É nosso duplo. O monstro nos habita e cabe a cada um saber cuidar, compreender e educar a sua própria sombra”, revela Luiz Arthur.

Em cena, esse monstro se materializa em uma figura que se aproxima a de um açougueiro. “Esse personagem foi se firmando durante todo o processo de construção da dramaturgia. Mas não podia ser um açougueiro qualquer. Precisava ter o lado do cientista, do médico. E que faz de si a sua própria cobaia”, acrescenta o ator e diretor.

Encenada em uma área de paletes brancos (daqueles usados em açougues) com apenas 2m², a peça investiga a restrição do espaço de atuação, característica marcante na trajetória da Teatro Adulto.  Além da obra de Stevenson, a montagem tem citações de vários escritores, poetas e pensadores, como Aldous Huxley, Shakespeare, Carl Jung, Franz Kafka, HP Lovecraft, Tadeusz Kantor, Augusto dos Anjos, Samuel Beckett, William Blake, entre outros.

Foto: Divulgação

São Sebastião da Bela Vista

Em São Sebastião da Bela Vista acontece a 105ª Tradicional Festa do Padroeiro São Sebastião, comemorada neste dia 20 de janeiro. A prefeitura vai promover shows na praça entre hoje e domingo, com bandas e orquestra mineira.

Além disso, no domingo ainda acontece um leilão de gado ao meio dia e um show de prêmios em prol da paróquia às 13h. Depois, às 19h acontece a missa na igreja matriz, seguida de procissão pelas ruas da cidade.

Paraisópolis

Paraisópolis completará 150 anos no dia 25 de janeiro e as comemorações vão acontecer neste fim de semana. Haverá eventos na Praça Coronel José Vieira e no Estádio Municipal São José, com música, cerimônia cívica e tarde de diversão para crianças.

As atrações musicais ficarão por conta da banda Falamansa e artistas regionais. Veja a programação:

Além disso, o Crás vai estar recolhendo alimentos não perecíveis nos dias de shows no Estádio Municipal São José. “Leve 1kg de alimento e colabore com as famílias atendidas pelo Serviço Social de Paraisópolis”, pediu a prefeitura.