Um temporal que caiu sobre parte de Pouso Alegre alagou ruas e causou o desmoronamento de um barranco, na tarde desta segunda-feira (02/01). A chuva forte que caiu por cerca de meia hora intensificou o alagamento de bairros pela cidade.
Segundo a prefeitura, a Defesa Civil e o Departamento de Trânsito fiscalizam e auxiliam nos pontos de alagamento da cidade. Entre eles estão os bairros Faisqueira e São Geraldo que estão com áreas inundadas desde a última sexta-feira (30/12). Os bairros São Judas Tadeu e Jardim Yara também estão com áreas alagadas.
Comerciantes usavam rodos para tirar a água que entrou dentro de lojas nas ruas Comendador José Garcia, Santo Antônio e São Pedro, no Centro. O volume de água chegou a cobrir uma caçamba até a metade e fechar o trânsito. Veículos passavam pela rua após parte da escoar, por volta de 14h30.
Um barranco desmoronou no fundo de dois imóveis do bairro Santa Edwiges, levando parte de uma das casas e a outra ficou sob risco. A prefeitura informou que três pessoas foram retiradas do local, sem ferimentos. O desmoronamento aconteceu em uma área próxima ao presídio, que segue em monitoramento da Defesa Civil.
Situação de famílias atingidas na cidade
Pouso Alegre tem 167 pessoas atingidas pelas chuvas entre 26 a 30 de dezembro. A Secretaria de Políticas Sociais e Defesa Civil levaram três famílias que totalizam 16 pessoas para abrigo provisório.
A situação decorrente das chuvas deixou três famílias desalojadas e 38 famílias que retornaram para casa. O balanço da prefeitura aponta que há 13 famílias que preferiram ficar em casa mesmo com a água tendo invadido quintal, ruas e calçadas.