Na tarde desta quarta-feira (28/12) o prefeito de Pouso Alegre, Cel Dimas Finseca, se reuniu com secretários e representantes da Defesa Civil do Estado. Segundo o prefeito, o encontro teve como objetivo apresentar as ações preventivas e emergenciais desenvolvidas pela prefeitura para o período das chuvas.
“A Prefeitura, desde o início deste ano, vem realizando ações preventivas para enfrentarmos esse período de chuvas, que acontece de dezembro a março na nossa região. Ações como limpeza das vias públicas, desobstrução das galerias pluviais, limpeza dos córregos, lavagem e desinfecção das vias públicas, bombeamento de águas nas dique 1, 2 e diquinha, escoramento de áreas de encostas, são medidas constantes da nossa Administração”, explicouno prefeito.
A equipe compareceu nas principais áreas de inundações e alagamentos e visitou o abrigo provisório instalado no município e os pontos de bombeamento de água nas avenidas Dique I, II e Diquinha.
A estrutura de apoio montada para atender às famílias desalojadas de Pouso Alegre foi elogiada pelo diretor da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC, Cap BM Marcus Vinicius Alvim. Ao todo, 14 famílias estão desalojadas e desabrigadas na cidade, sendo que duas delas (totalizando 15 pessoas) estão acolhidas no abrigo municipal.
“Pouso Alegre é autossuficiente nos serviços oferecidos. A ação da Defesa Civil do Estado presta uma ação mais próxima nas demais cidades da região porque entende que aqui a oferta de estrutura é mais efetiva”, disse.
Prefeito Coronel Dimas Fonseca recebe Defesa Civil do Estado em Pouso Alegre. Veja: pic.twitter.com/otdUZAMrf8
— Terra do Mandu (@terradomandu) December 29, 2022
Dentre os serviços oferecidos nos abrigos estão:
- Serviço de Proteção Integral por meio do atendimento socioassistencial realizado pelos Profissionais: assistente social e psicólogo;
- Cadastro Único (inclusão e atualização) para encaminhamento do Auxílio Brasil;
- Avalição e Concessão do Benefício Eventual, foto3x4, 2ª Via Documentação.
- Acomodações para as famílias com alimentação, itens de higiene pessoal, roupa de cama, banho, colchões e cobertores;
- Atendimento e avaliação médica, controle, prevenção de doenças e protocolos sanitários;
- Disponibilização de vacinação e ambulância 24h para transporte dos acolhidos para UPA ou Pronto Atendimento caso necessário.