A chuva intensa desta segunda-feira (26/12) deixou 14 famílias desalojadas e desabrigadas em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (27/12), por meio de nota.
Apesar de ter sido a região mais atingida pelas chuvas, o bairro Faisqueira não aparece na lista das famílias que precisaram de atendimento. Ao todo, segundo a nota, 14 famílias foram atendidas pelo executivo municipal.
Deste número, 12 famílias optaram por se abrigarem na casa de familiares, sendo 10 do bairro São Judas, uma do Santo Antônio e uma do Recanto dos Pássaros. Além disso, duas famílias do bairro São Geraldo, totalizando 15 pessoas (6 adultos, 8 crianças e 1 adolescente) estão sendo atendidas em um abrigo municipal.
“A Prefeitura já havia traçado um plano de atendimento às famílias, de forma que equipes das pastas de Defesa Civil, Políticas Sociais, Trânsito, Obras, Educação e Saúde permanecem 24hrs disponíveis”, informou a nota.
Média de chuva e nível dos rios
De acordo com a Defesa Civil, a média de índice pluviométrico na cidade nesta segunda-feira (26/12) foi de 152,9 mm. A região mais atingida foi a do Faisqueira com 163 mm.
Logo após aparece a região do Santo Antônio com 161,4 mm e do Cidade Jardim com 159,2 mm. Seguidos por Morro do Cristo com 155,4 mm e Aeroporto 125,8 mm.
Ainda segundo a Defesa Civil, devido ao alto volume das chuvas, o Rio Mandu está com nível de 4,30m e o Sapucaí Mirim 3,10m nesta terça-feira (27).
“A Prefeitura continua à disposição da população e pede que caso seja necessário a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros sejam acionados”, enfatizou.
Serviços disponíveis para ajuda
Saiba de forma reduzida como funciona cada um dos serviços que são oferecidos pela prefeitura, durante este período chuvoso:
- Defesa Civil: Atendimentos a ocorrências, cadastro das famílias, avaliação de situações de risco e encaminhamento para abrigo.
- Secretaria de Políticas Sociais: Equipe 24h no local ofertando Serviço de Proteção Social Integral / Organização da estrutura e fluxo de atendimento, atendimento psicossocial e encaminhamento necessário.
- Secretaria de Educação suporte no Abrigo Temporário: Estrutura da escolas que servem como abrigo, apoio com motorista, equipe da cozinheira e limpeza.
- Secretaria de Saúde suporte no Abrigo Temporário: Ambulância 24hrs, atendimento da equipe do setor de vacinação e atendimento/Monitoramento da Equipe Consultório na Rua
- Secretaria de Trânsito e Transportes: Monitoramento dos pontos de alagamento e necessidade de mudanças de fluxo no trânsito e transporte
- Secretaria de Obras: Limpeza e drenagem (incluindo bombas de sucção)