Última semana do ano será com chuva intensa na região de Pouso Alegre

Chuva já começou a causar alagamentos, interdições e prejuízos na região nesta segunda-feira; confira a previsão para a semana e o réveillon

Iago Almeida / 26 dezembro 2022

Avenida Prefeito Tuany Toledo em Pouso Alegre / Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

A semana começou com chuva intensa em Pouso Alegre e região, no Sul de Minas, o que deixa moradores e autoridades em alerta. Isso porque já existem pontos de alagamentos em alguns municípios e a previsão é de mais chuva para o restante da última semana de 2022.

Segundo o site Clima Tempo, a chuva está se espalhando com forte intensidade, devido à passagem de uma frente fria pela costa da Região Sul. O sistema avança em direção ao Sudeste na terça-feira (27/12), reforçando as instabilidades no sul de Minas e nos estados de SP e RJ.

Na quarta-feira (28/12), a circulação dos ventos dá origem a outra frente fria que vai avançar no decorrer da quinta-feira (29/12) pela costa do Sudeste e formar o corredor de umidade que dará origem a uma nova ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.

“Atenção! Com a persistência da chuva nestas áreas, o risco para transtornos aumenta. Lembrando que a última semana foi marcada por muita chuva em várias áreas do país, o que já deixou o solo saturado. Os acumulados altos aumentam o risco para deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes de rios e córregos”, alertaram meteorologistas do Clima Tempo.

Previsão de Pouso Alegre

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda-feira (26/12) terá temperaturas entre 19°C e 23°C em Pouso Alegre; haverá muitas nuvens no céu durante todo o dia, com chuva e trovoadas isoladas a qualquer hora.

Pontos de alagamento foram registrados em vários bairros da cidade já na manhã desta segunda-feira, principalmente no bairro Faisqueira, um dos mais atingidos pelas chuvas; clique aqui e veja detalhes!

Já na terça-feira (27/12), a previsão é de céu encoberto durante todo o dia, com chuvas isoladas pela manhã e a tarde; a previsão aponta 17 mm de chuva no dia. A temperatura mínima será de 18°C, com máxima de 21°C.

Na quarta-feira (28/12), as temperaturas seguirão entre 18°C e 21°C; o dia será totalmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em vários momentos.

Na quinta-feira (29/12), o dia também será nublado e com pancadas de chuva e trovoadas isoladas; a mínima será de 19°C e a máxima de 25°C. Neste dia, a previsão aponta 40 mm de chuva.

E na sexta-feira (30/12), a previsão aponta termômetros entre 19°C e 24°C, com o céu encoberto e pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia.

Foto tirada do bairro Bom Jesus em Pouso Alegre / Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

Outras cidades

Com temperaturas entre 17°C e 25°C, Ouro Fino também terá uma semana chuvosa; a previsão aponta para 70 mm de chuva nesta segunda-feira (26/12) e 35 mm na quinta-feira (29/12).

Em Extrema, serão 40 mm de chuva nesta segunda-feira, com as temperaturas ficando entre 17°C e 25°C. A chuva diminui na quarta, mas volta com força na quinta-feira. A semana termina com máximas de 20°C na cidade, na sexta-feira.

Em Careaçu, a probabilidade também é de 70 mm de chuva nesta segunda-feira; a semana também será com chuva intensa durante todos os dias. Na terça, a máxima chega a 28°C, enquanto na sexta será de 25°C.

Já em Piranguinho, há 45 mm de chuva aguardados para esta segunda-feira; os termômetros ficam entre 17°C e 25°C. No decorrer da semana as máximas ficam entre 24°C e 26°C; são esperados 35 mm de chuva na terça e 25 na sexta.

Passagem de ano será chuvosa

O Inmet aponta ainda que a virada de ano, de 2022 para 2023, será com muita chuva em Pouso Alegre. A previsão é de 34 milímetros de chuva para o dia, com o céu ficando encoberto durante o dia e possibilidade de chuvas e trovoadas. Os termômetros ficarão entre 18°C e 26°C.

Pesquise aqui como ficará a tempo em sua cidade!

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Mais Lidas