Notícia

Comércio aposta em aumento das vendas em dias que antecedem Natal

Brinquedos estão entre principais produtos vendidos. Promoções e variedade são estratégia para atrair consumidores.

Nayara Andery / 22 dezembro 2022

Vithor ajuda a mãe Luana a escolher os presentes de natal. Foto Terra do Mandu.

O comércio está otimista com as vendas de Natal, principalmente nos dias que antecedem o feriado de 25 de dezembro, próximo domingo. Para consumidores, o principal é encontrar um lembrancinha para alguém querido e principalmente brinquedos para presentear as crianças.

Luana Samara é auxiliar de produção e foi às compras com a família. “A procura pelos presentes está grande. Pesquisamos brinquedos, roupas de natal e estamos divertindo com as crianças à procura dos brinquedos.” Vithor tem seis anos e pediu para o Papai Noel um “um caminhão retroescavadeira”.

“Nessa época o pessoal procura mais é brinquedo, pois às vezes a gente deixa de dar o presente para o adulto, mas, não deixa de dar para a criança”, destaca a empresária Denise Prado. “Temos brinquedos para menino e menina e todos os gostos e bolsos, desde presentes simples aos elaborados.” Para adultos a busca na loja tem sido de itens de decoração, utensílios, canecas, enfeites e itens para a cozinha ou ceia, como taças.

Começar a compra de presentes antecipada é um hábito da coordenadora pedagógica Lucimara Gonçalves. Ela saiu para pesquisar preços de lembrancinhas que faltam e da roupa de fim de ano e percebeu muita diferença de preços. Mesmo com a busca por produtos, ela destaca que o principal é confraternizar e ter união.

Promoções e variedade de presentes

Nas vitrines de Pouso Alegre as palavras descontos e promoções tentam atrair ainda mais consumidores. O Sebrae fez uma pesquisa em que entrevistou 738 empreendedores para saber a expectativa de vendas para o fim de ano em MG.

Para 65% a aposta é de faturar mais do que o mesmo período do ano passado, 22% esperam manter o mesmo valor e 14% estimam ter queda. As promoções devem ajudar seis a cada dez dos entrevistados a alavancar o faturamento.

Denise optou pelo horário ampliado de 8h30 às 21h na loja e pelos descontos para quem ainda busca itens para decoração de natal em cima da hora. “Temos várias opções para decorar a casa, são árvores de natal, festão, bolinhas, pendentes, flores típicas da época como bico de papagaio para deixar a casa ainda mais linda, tudo com 10% de desconto na linha natalina.”

Variar as opções ajuda empresários a venderem mais. Na loja de Regina Martins, o segredo é oferecer itens de beleza, roupas e joias. “Eu não posso reclamar, graças a Deus tem procura e estou até mais satisfeita do que o ano passado, que por conta da pandemia ficou parado e não tive retorno em 2021. Agora estou feliz pois estou vendendo sim. Na realidade o que o pessoal está mais procurando são perfumes e a maioria é sabonete e creme corporal para não deixar de dar o presente de natal.”

Mais Lidas