Notícia

Crochê feito à mão decora o Natal de Inconfidentes; veja fotos

Trabalho para confeccionar material de Natal durou quatro meses e foi realizado por um grupo de pequenas artesãs da cidade.

Terra do Mandu / 20 dezembro 2022

Crochê feito à mão decora o Natal de Inconfidentes. Foto: Juliana Ceribeli

A Praça Tiradentes, no centro de Inconfidentes, no Sul de Minas, foi decorada para o Natal com enfeites feitos de crochê. Uma árvore de Natal, com cerca de 6 metros de altura, foi montada em frente à Igreja Matriz da cidade e recebeu bolas, duendes e estrelas feitas de linha, à mão. As cores da árvore simbolizam as mesmas cores encontradas na bandeira do município.

O trabalho durou quatro meses e foi confeccionado pelas crocheteiras, membras do MOCAS (Mulheres Organizadas Crochetando Autonomia), um grupo de pequenas artesãs de Inconfidentes.

O coreto da Praça Central também foi enfeitado com peças de crochê. Até o Papai Noel foi feito do artesanato que dá nome de “Capital Nacional do Crochê” à cidade.

A casa do “bom velhinho” também recebeu decoração em crochê: tapetes, cortinas e até a lareira tem detalhes do artesanato feito à mão.

Até dia 23, a Praça Tiradentes também será palco de apresentações culturais preparadas pelos alunos da rede municipal de ensino e artistas da cidade, além de “contação de histórias”, com leituras de obras literárias.

Patrimônio Cultural de Minas

E esse jeitinho habilidoso de fazer o Crochê de Inconfidentes é reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais.

Para não deixar dúvidas da sua importância e beleza, a arte crochê reveste os troncos das árvores no Centro da cidade.

O Crochê chegou em Inconfidentes com os imigrantes. Enquanto os homens trabalhavam na lavoura, as mulheres faziam crochê em casa. Com o passar do tempo, o crochê passou a ser uma nova fonte de renda para as famílias e acabou se tornando negócio.

Hoje, Inconfidentes tem a indústria e o comércio fortalecido pelas empresas deste ramo, com a fabricação de linhas e a venda por atacado e varejo das peças feitas à mão por muitas crocheteiras, que usam tanto a linha de seda, quando a de barbante.

Há as grandes empresas que trabalham com vendas no atacado. Tem ainda as famílias que trabalham em casa ou em suas próprias lojas produzidos peças em tear, bordados e o artesanato em crochê.

Mais Lidas