O verão começa às 18h48 desta quarta-feira (21/12) e a previsão é de chuvas e temperaturas acima da média habitual da estação. Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, fala que “o verão corresponde ao auge e declínio da estação chuvosa no estado”.
Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul atua nessa época do ano e estabelece “um canal de umidade entre as regiões Amazônica, Centro-Oeste e Sudeste”. Isso favorece chuvas contínuas e por dias consecutivos, explica Anete.
Janeiro é um dos meses mais chuvosos do ano, o que não impede o veranico, ausência de chuva que tradicionalmente ocorre nos dois primeiros meses do ano. A previsão para janeiro é de chuvas normal a abaixo da média, devido ao veranico, o que vai trazer temperaturas acima da média.
Anete destaca que a previsão climática “é qualitativa, não é tão assertiva quanto à previsão do tempo. Então isso é uma tendência e precisa de acompanhamento para ver se realmente vai se concretizar”.
Como fica o tempo no Natal e Ano Novo
E para você já se programar para o natal e ano novo, Anete fala qual a previsão do tempo para esse período aqui no Sul de Minas e para o litoral, destino comum em viagens na região Sudeste. Confira a reportagem no vídeo: