Estudantes que disputam vaga na rede pública de ensino em Minas Gerais podem consultar o resultado do Cadastro Escolar 2023. A divulgação foi feita pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).
A consulta está disponível em cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. É preciso informar o número de inscrição do aluno e data de nascimento. O site vai indicar a escola em que o estudante inscrito terá uma vaga, seja na rede estadual ou municipal.
Pais, responsáveis ou estudantes que tiveram perdido o número de inscrição podem gerar o dado pelo próprio site. Clique em “esqueci meu número de inscrição” e forneça nome completo, tipo de ensino, data de nascimento e nome do pai ou mãe.
Prazo para matrícula
As matrículas devem ser realizadas na escola indicada no Cadastro Escolar, entre 20 de dezembro e 13 de janeiro de 2023. A SEE-MG reforça que o cadastro direciona o aluno por zoneamento, ou seja, para a escola mais perto de sua residência.
Os responsáveis pelo aluno têm que levar os documentos listados na Resolução SEE nº 4.775/2022. Entre eles estão comprovante de residência e de escolaridade.
Ao todo são 326.076 inscrições do Cadastro Escolar, sendo que 82% dos alunos são direcionados para a rede estadual. Os demais estão direcionados para os 727 municípios que aderiram ao Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem).
Estudantes selecionados na rede municipal devem seguir o calendário de matrícula da Secretaria Municipal de Educação de onde moram. A Secretaria Municipal também deve ajudar alunos que não têm acesso à internet, a consultar a escola onde devem se matricular.
E quem perdeu o prazo?
Pessoas que perderam o prazo do Cadastro Escolar podem participar da abertura de vagas remanescentes. O período de inscrição vai de 24 de janeiro a 10 de fevereiro. As vagas ofertadas serão as que estiverem disponíveis em escolas participantes