A chuva intensa que cai em Pouso Alegre, no Sul de Minas, desde o último fim de semana tem causado transtornos e preocupação na cidade. O nível dos rios continua subindo e moradores de alguns bairros sofreram com alagamentos.
Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (07/12), a prefeitura informou que o rio Sapucaí-Mirim está com 2,70 metros acima do nível normal; já no Mandu, são 3,50 metros acima do normal.
Além disso, a administração também confirmou que o volume de chuvas foi maior, até agora, nos bairros Faisqueira e Santo Antônio e no Morro do Cristo, ambas próximas de 100 mm de chuva.
“A média de índice pluviométrico na cidade foi de 64,04 mm na segunda-feira (5) para 87,60 mm no dia seguinte. Fato relevante é que a região do Faisqueira foi o ponto de maior concentração das chuvas, chegando a 103 mm no dia 6 dez, seguido do Santo Antônio com 101,80 mm e Morro do Cristo com 96,20 mm”, explicou.
Ainda na nota, a prefeitura informou que realizou limpeza em toda cidade, anteriormente, e que um abrigo já está com toda logística de prontidão, caso alguma família precise deixar sua casa.
“A Prefeitura, que anteriormente realizou ações de limpeza em toda cidade, está monitorando o município, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Obras. Ressalta-se também que o serviço de Políticas Sociais, que inclui abrigo, está com toda logística de prontidão caso seja necessário atender a população”, informou.
Cabos de bombas são furtados
A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos informou também que já instalou uma bomba de sucção na Diquinha e já está providenciando o funcionamento das bombas da Dique 2.
De acordo com a administração, a ligação das bombas teve atraso, pois funcionários detectaram nesta terça-feira (06/12), o furto de cabos em todas as bombas de sucção de água na cidade. Guardas foram enviados aos locais para que não hajam mais furtos neste período chuvoso.
“Diante disso, o município agilizou para que os danos causados pelo crime fossem rapidamente solucionados e disponibilizou guardas para que os materiais não sejam novamente furtados. A bomba de sucção da Diquinha já está em funcionamento e as demais da Dique 2 estão sendo instaladas nesta quarta-feira (2)”, informou.
A prefeitura encerrou a nota informando que continua à disposição da população e pediu para que caso seja necessário, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones (35) 3449-0199 ou (35) 3449-4099.