A ponte de acesso ao distrito de Olegário Maciel, em Piranguinho, desabou completamente no Rio Sapucaí, antes de 22h desta segunda-feira (28/11). Segundo a 17ª Regional da Defesa Civil não há vítimas.
Giácomo Costanti, coordenador da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí, salienta que o acesso era utilizado pelo distrito, Santa Rita do Sapucaí e São José do Alegre. A avaliação inicial é que “a chuva intensa levou pedras a empurrarem o pilar e torcer a estrutura da ponte, que cedeu”.
A equipe está no local nesta manhã (29/11) para apoiar a Defesa Civil de Piranguinho e avaliar os danos. Eles realizam a instalação de sinalização para orientar moradores e condutores sobre as opções de desvio.
Ponte comprometida e desvio
A construção tem aproximadamente 100 anos. A prefeita Helena Maria da Silveira, destaca que há três meses atrás se reuniu com os prefeitos de Santa Rita do Sapucaí e de São José do Alegre para discutir melhorias para a ponte.
Giácomo ressalta que muitos moradores de Olegário Maciel trabalham em Santa Rita. A ponte dava acesso aos bairros Capituva, Três Córregos, Balaios e Fagundes, na zona rural do Vale da Eletrônica e em São José do Alegre, aos bairros Ribeirão Vermelho, Boqueirão, Palmeiras e Fundão.
Com a queda da estrutura, ainda não há previsão de obras. O indicado é utilizar desvios para acessar o distrito. Para quem sai de Santa Rita do Sapucaí é preciso trafegar pela BR-459.
O caminho para quem sai de São José do Alegre em direção a Olegário Maciel passa pela MG-347. Em seguida é preciso acessar a BR-459, em Santa Bárbara do Sapucaí, no sentido a Santa Rita do Sapucaí.
Abastecimento interrompido
Moradores do distrito estão sem abastecimento de água. A Copasa aponta que são aproximadamente 200 ligações de água em domicílios no local e que enviou caminhão pipa para auxiliar a população.