Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Moradores de distrito de Piranguinho ficam sem água após ponte cair

Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil, Copasa e Prefeitura estão trabalhando em conjunto para minimizar os impactos causados no distrito de Olegário Maciel, em Piranguinho, onde uma ponte caiu na noite desta segunda-feira (28/11). Moradores ficaram sem água após o incidente.

De acordo com a Copasa, a rede adutora que atravessa o rio foi arrastada, o que provocou a interrupção de abastecimento. Enquanto o problema não é solucionado, a empresa afirmou que enviará um caminhão pipa para minimizar os impactos e pediu colaboração da população.

Veja a nota da Copasa na íntegra:

“A Copasa informa que, na noite de segunda-feira (28/11), a rede adutora que atravessa o leito do rio Sapucai, em Piranguinho, foi arrastada, após a queda da ponte que dá acesso ao distrito Olegário Maciel, provocando a interrupção do abastecimento da localidade.

Técnicos da companhia estão atuando a fim de sanar os danos provocados na rede, e, assim, retomar com o abastecimento de água o mais breve possível. A companhia também vai disponibilizar caminhão-pipa para minimizar os impactos no abastecimento durante o período de manutenção.

A Copasa conta com a compreensão e colaboração dos moradores de Olegário Maciel e recomenda: consumir sem desperdiçar é preservar o acesso à água para todos”.

Como era a ponte antes / Foto: Arquivo Prefeitura

O que disse a prefeita?

A prefeita de Piranguinho, Helena da Silveira, conversou com o Terra do Mandu nesta terça-feira (29/11) sobre a situação da queda da ponte. Ela disse que já há um trabalho para construção de uma nova ponte no local o mais breve possível.

Além disso, ela conformou ainda que já havia um projeto em conjunto com as prefeituras de Santa Rita do Sapucaí e São José do Alegre, para que a ponte fosse restaurada, mas não houve tempo para a execução das obras.

Desvio sendo realizado

Sem a ponte, não há passagem direta para o distrito de Olegário Maciel. A estrada precisou ser interditada pela Defesa Civil. A ponte dava acesso aos bairros Capituva, Três Córregos, Balaios e Fagundes, na zona rural do Vale da Eletrônica e em São José do Alegre, aos bairros Ribeirão Vermelho, Boqueirão, Palmeiras e Fundão. O indicado é utilizar desvios para acessar o distrito.

Para quem sai de Santa Rita do Sapucaí é preciso trafegar pela BR-459. O caminho para quem sai de São José do Alegre em direção a Olegário Maciel passa pela MG-347; em seguida é preciso acessar a BR-459, em Santa Bárbara do Sapucaí, no sentido a Santa Rita do Sapucaí.

Veja a explicação do coordenador da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí, Giácomo Constanti: