A Defesa Civil, Copasa e Prefeitura estão trabalhando em conjunto para minimizar os impactos causados no distrito de Olegário Maciel, em Piranguinho, onde uma ponte caiu na noite desta segunda-feira (28/11). Moradores ficaram sem água após o incidente.
De acordo com a Copasa, a rede adutora que atravessa o rio foi arrastada, o que provocou a interrupção de abastecimento. Enquanto o problema não é solucionado, a empresa afirmou que enviará um caminhão pipa para minimizar os impactos e pediu colaboração da população.
Veja a nota da Copasa na íntegra:
“A Copasa informa que, na noite de segunda-feira (28/11), a rede adutora que atravessa o leito do rio Sapucai, em Piranguinho, foi arrastada, após a queda da ponte que dá acesso ao distrito Olegário Maciel, provocando a interrupção do abastecimento da localidade.
Técnicos da companhia estão atuando a fim de sanar os danos provocados na rede, e, assim, retomar com o abastecimento de água o mais breve possível. A companhia também vai disponibilizar caminhão-pipa para minimizar os impactos no abastecimento durante o período de manutenção.
A Copasa conta com a compreensão e colaboração dos moradores de Olegário Maciel e recomenda: consumir sem desperdiçar é preservar o acesso à água para todos”.
O que disse a prefeita?
A prefeita de Piranguinho, Helena da Silveira, conversou com o Terra do Mandu nesta terça-feira (29/11) sobre a situação da queda da ponte. Ela disse que já há um trabalho para construção de uma nova ponte no local o mais breve possível.
Além disso, ela conformou ainda que já havia um projeto em conjunto com as prefeituras de Santa Rita do Sapucaí e São José do Alegre, para que a ponte fosse restaurada, mas não houve tempo para a execução das obras.
Desvio sendo realizado
Sem a ponte, não há passagem direta para o distrito de Olegário Maciel. A estrada precisou ser interditada pela Defesa Civil. A ponte dava acesso aos bairros Capituva, Três Córregos, Balaios e Fagundes, na zona rural do Vale da Eletrônica e em São José do Alegre, aos bairros Ribeirão Vermelho, Boqueirão, Palmeiras e Fundão. O indicado é utilizar desvios para acessar o distrito.
Para quem sai de Santa Rita do Sapucaí é preciso trafegar pela BR-459. O caminho para quem sai de São José do Alegre em direção a Olegário Maciel passa pela MG-347; em seguida é preciso acessar a BR-459, em Santa Bárbara do Sapucaí, no sentido a Santa Rita do Sapucaí.
Veja a explicação do coordenador da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí, Giácomo Constanti:
Coordenador da Defesa Civil de Santa Rita do Sapucaí, Giácomo Constanti, mostra como fazer desvio na região do distrito de Olegário Maciel, em Piranguinho, onde uma ponte caiu na noite desta segunda-feira (28/11):
Vídeo enviado ao Terra do Mandu pic.twitter.com/nktz0i38o2
— Terra do Mandu (@terradomandu) November 29, 2022