Notícia

Tempestade e forte vendaval causam estragos em bairros de Pouso Alegre

Unidade de saúde foi atingida no São Cristóvão; Rua cedeu, poste caiu e escola ficou alagada na região do Jatobá; veja imagens

Iago Almeida / 25 novembro 2022

Foto enviada ao Terra do Mandu

Um forte vendaval, seguido por uma tempestade, causou estragos e levou susto à moradores de algumas regiões de Pouso Alegre na tarde desta sexta-feira (25/11).

Bairro São Cristóvão

Há relatos de casas destelhadas e veículos atingidos por telhas no bairro São Cristóvão. O prédio da Escola Padre Mário, antiga escola Reis Magos, no São Cristóvão, que está sendo utilizada como uma unidade de saúde, também foi atingido.

Telhas foram levadas pelo vento e carros, de um médico e da própria prefeitura, foram danificados. Uma moto que estava estacionada na frente do local foi derrubada pela força dos ventos.

Vale destacar que a escola está recebendo atendimentos do posto de saúde do bairro Jardim Brasil, que está sendo reformado justamente por ter sido atingido por uma forte tempestade no começo do ano. Em março, o telhado estava sendo trocado quando as chuvas atingiram a unidade.

Agora, a unidade de saúde está sem internet e tendo picos de energia, segundo relatos de testemunhas. A farmácia do local também foi atingida. A secretária de Saúde, Silvia Regina, foi avisada e está indo ao local.

Foto enviada ao Terra do Mandu

Foto enviada ao Terra do Mandu

Foto enviada ao Terra do Mandu

Sala usada para atendimento / Foto enviada ao Terra do Mandu

Sala usada para atendimento / Foto enviada ao Terra do Mandu

Bairro Jatobá

No bairro Jatobá, um poste cedeu na rua 4, atingindo uma residência. Parte da rua está sem energia elétrica (VEJA NOTA DA CEMIG ABAIXO).

Ainda no mesmo bairro, a Escola Clarisse Toledo foi tomada pela água; corredores, salas e a quadra da escola ficaram alagados. Havia alunos e professores no prédio no momento da chuva, inclusive, uma recreação estava acontecendo na quadra e precisou ser paralisada. Ninguém se feriu.

Bairro Jardim Ypê

No bairro Jardim Ypê, a chuva fez ceder o muro do condomínio Residencial Villa Verde; consequentemente parte da rua Luiz Borges Netto, que fica atrás do condomínio, também cedeu. Os moradores afirmaram que já acionaram a Defesa Civil e a Construtora, para que sejam tomadas as providências.

 

 

Demais regiões da cidade

Também há relato de chuva forte em outros pontos da cidade. Na Rodovia Fernão Dias, veículos estavam parando no acostamento, próximo do posto Fernandão, aguardando a chuva diminuir.

Na Avenida Prefeito Tuany Toledo, muita água se juntou, fazendo com que os motoristas tivessem cuidado ao transitar pelo local. O volume de chuva também foi grande na região do Foch e no bairro São Carlos, onde algumas ruas ficaram alagadas.

 

O que diz a Cemig?

Em nota, a Cemig informou que as chuvas provocaram danos diversos ao sistema elétrico em algumas regiões de Pouso Alegre e que isso causou ocorrências de falta de energia. Eletricistas da empresa estão atuando nos locais atingidos, envolvendo postes quebrados, fios partidos, árvores, telhas e outros objetos lançados à rede. Veja a nota na íntegra:

“A Cemig informa que as fortes chuvas acompanhadas de rajadas de ventos registradas nesta sexta-feira em Pouso Alegre e em outros municípios do Sul de Minas provocaram danos diversos ao sistema elétrico e, consequentemente, ocorrências de falta de energia pulverizadas na região.

Eletricistas e técnicos da Companhia já iniciaram o atendimento aos clientes, priorizando as situações que envolvem risco de acidentes com terceiros, como cabos e fios partidos.  Também está sendo priorizado o restabelecimento de grandes blocos de carga e de serviços essenciais, como hospitais. 

Em virtude dessas condições climáticas severas, o volume de serviços emergenciais contabilizados é muito superior a um dia típico de trabalho, com registro de casos de maior complexidade, envolvendo postes quebrados, fios partidos, árvores, telhas e outros objetos lançados à rede.

Para restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, a empresa está mobilizando todos os recursos disponíveis para os reparos. As equipes vão continuar trabalhando de forma ininterrupta, até que que todos os clientes tenham sido atendidos”

Mais Lidas