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Black Friday leva consumidores à caça de promoções em Pouso Alegre

Foto Terra do Mandu.

Consumidores aproveitam a Black Friday para comprar desde balas e chocolates até eletrodomésticos. O dia começou com tranquilidade no comércio de Pouso Alegre e aos poucos ganhou parte do fluxo de clientes que lojistas esperavam. A última sexta-feira (25/11) de novembro é a data conhecida mundialmente pelas promoções.

Uma loja de departamentos que em edições anteriores abriu à meia-noite, desta vez as portas às seis da manhã. ao contrário das longas filas, os consumidores que chegaram por volta de 7h acharam tranquilidade para pesquisar preços ou fazerem compras.

Sandro procurava uma TV em oferta. Ele disse que pesquisa preços e percebeu que nesta data o produto está em promoção. O consumidor espera comprar a TV nesta sexta-feira.

As amigas Rozilda Simões e Maria José Eliziaro saíram de Congonhal para conferir as promoções da Black Friday em Pouso Alegre, o que já é um costume para elas há anos. “Eu vim comprar fraldas para a minha sobrinha e a gente paga R$ 80 normalmente e espero encontrar por R$ 60”, conta Maria José.

Ela acrescenta que é nessa data que elas compram sabonetes, shampoos, condicionadores, creme dental e outros produtos para usar o ano todo se as promoções valerem à pena. Rozilda saiu com um objetivo extra, comprar um microondas, mas ainda não tinha achado o produto por um valor de promoção real.

Para evitar pegadinhas, os órgãos de defesa do consumidor destacam que é indicado pesquisar preços em diferentes lojas e que as empresas têm que respeitar o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Direitos e dicas para consumidores

Confira as dicas do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) para antes e depois de compras feitas em lojas físicas e virtuais:

Em todos os casos, quando o consumidor não tem seu direito por lei respeitado pela empresa. A reclamação pode ser feita no Procon mais próximo de onde mora.

A diretora do Procon em Santa Rita do Sapucaí, Rafaela Reis, explica que o consumidor deve registrar a reclamação com a loja ou fabricante. O indicado é guardar o protocolo do atendimento e todos os documentos como nota fiscal e comprovantes.