
Foto: Leila Latuf – Arquivo Raiz de Baobá
Neste domingo, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. Em Pouso Alegre, comunidades de terreiros, artistas, grupos e coletivos de tradições e manifestações culturais de matriz africana, realizam o Evento Cultural com desfile e apresentações no centro da cidade.
A data em Pouso Alegre foi instituída pela Lei Municipal nº 5634/2015. Segundo a organização, o evento é também uma referência ao Ubuntu. “Ubuntu é uma filosofia africana do povo Bantu. Seu significado é ‘Eu sou porque você é’. É um caminho contrário ao individualismo. Entendemos que não tem como ser um ser humano sozinho. Nós somos uma sociedade pluriversal e estamos todos interligados. Quando fazemos bem ao outro fazemos bem a nós mesmos. Somos partes uns dos outros. Neste encontro queremos levar o espírito desta filosofia maravilhosa”, explicou.
A concentração para o desfile acontece às 7h, na Casa da Cultura Menotti Del Picchia (antiga estação ferroviária). O desfile começa às 8h e passará pela Avenida Doutor Lisboa, seguindo até a Praça João Pinheiro.
A previsão de chegada na praça é 9h, quando começarão as apresentações. Confira abaixo os artistas, coletivos, grupos e alas que participarão das apresentações:
- Artistas:
- Congada Moçambique Santa Efigênia
- Congada Nossa Senhora do Rosário
- Abadá – Capoeira
- Coração da Mata escola de tambores
- Vaysha Modesta
- Danças urbanas
- Samba Grupo família Atração
- Forró pé de Serra Dançar é Viver
- Disc Jockey Anjiko
- Rap
- Grupo Soul P.A.
- Exposições de artes
- Coletivos e grupos:
- Coletivo negro Raiz de Baobá
- Afro Empreendedores
- Ala do povo de àṣẹ:
- Ala com comunidades de terreiros de Umbanda e Candomblé
Evento no sábado em Pouso Alegre
Também em Pouso Alegre, mas neste sábado (19/11), acontecerá uma aula pública na Praça João Pinheiro, às 16h. Os historiadores e integrantes do Coletivo Negro Raiz de Baobá, @marianaromaods e @versin_gustavo, vão falar sobre suas pesquisas e estudos sobre nomes muitos importantes pra a história dos negros no país, Maria Felipa e Nego Cosme.
“Vamos ocupar a praça pra uma AULA PÚBLICA. Dentro do mês do novembro negro pra falar, conhecer e discutir sobre grandes nomes da luta do povo preto no Brasil: Maria Felipa e Nego Cosme”, informou os organizadores.
Evento em Santa Rita do Sapucaí
O dia também será comemorado em Santa Rita do Sapucaí com o 1º Festival AFRO MINEIRIDADES. O evento acontece neste sábado (19/11) e domingo (20/11), na Avenida Sinhá Moreira, próximo aos centros poliesportivos (Alcidão e Estádio Municipal), a partir das 08h. Veja a programação:
- Sábado dia 19/11:
- Henrique e Jailson (Henrique e Jailson)
- Swing Samba (@swing.samba)
- Domingo dia 20/11:
- Lira Santa Rita e Lira Cachoeira (Lira Santa Rita)
- Luciano Capadócia (Luciano Capadocia)
- Dais e Marquinhos (@ounicojedais)
- Dôi Neguim (@doineguim)
- Vulgo Negão e Leandro Lopes (@aboladavezovulgoenegao)
VEJA MAIS SOBRE EVENTOS: